DGERT

A certificação de entidades formadoras está consagrada na Resolução do Conselho de Ministros nº 173/2007, de 7 de Novembro que aprova a Reforma da Formação Profissional e no Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro que estabelece o Sistema Nacional de Qualificações.

A Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, 26 de Junho, regula o sistema de certificação inserida na política de qualidade dos serviços das entidades formadoras, gerido pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e o regime supletivo de certificação regulada por legislação setorial, gerido por diversas entidades setoriais.

O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal.

Como?

  • LER MAIS

    • Através do reconhecimento de práticas pedagógicas adequadas no desenvolvimento de atividades formativas por parte das entidades formadoras
    • Através de auditorias que permitem um acompanhamento regular da atividade das entidades formadoras

    Quais as vantagens para os formandos?

    • Reconhecimento de qualidade no mercado

    Se a entidade formadora é certificada significa que os seus procedimentos e práticas estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação. Além disso, a formação promovida só é considerada certificada, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações, se for desenvolvida por entidade formadora certificada.

    • Dedução de despesas com formação profissional no IRS

    Os clientes de entidades formadoras certificadas podem deduzir no imposto sobre o rendimento singular (IRS) despesas relacionadas com formação profissional adquirida nas mesmas.

    • Obtenção de um certificado válido para efeitos de concursos públicos.

ORDEM DOS PSICOLÓGOS PORTUGUESES

À Ordem dos Psicólogos Portugueses cabe a regulamentação da profissão de psicólogo, com base no compromisso ético e deontológico e na prática profissional suportada pela evidência técnico-científica.

O Sistema de Acreditação é a garantia de qualidade, bem como a credibilização das entidades que desenvolvem a referida atividade. A acreditação permite atribuir créditos a ações de formação e consequentemente valorizar a formação contínua, no âmbito do processo de obtenção de títulos de especialidade.

  • LER MAIS

    O Sistema de Acreditação de Atividades Formativas visa:

    • A credibilização das entidades;
    • O desenvolvimento e a promoção de novas intervenções formativas com metodologias inovadoras
    • A contribuição para a profissionalização;
    • O reconhecimento de competências, a promoção e a divulgação de entidades validadas por este sistema;
    • A contribuição para a utilidade e eficácia da formação profissional com base no diagnóstico de necessidades, na fixação de objetivos, na qualidade de processos, na adequação aos públicos-alvo e na avaliação de resultados.

    A acreditação de um evento formativo pela OPP constitui a validação técnica e o reconhecimento formal do planeamento, desenvolvimento e conceção da formação.

    Para os profissionais, que procuram o desenvolvimento técnico-científico, este é um selo de qualidade ao nível da dimensão pedagógica e educativa das atividades formativas a frequentar.

THE CHARTERED SOCIETY OF FORENSIC SCIENCES

A Chartered Society of Forensic Sciences reconhece que há vários cursos não conferentes de grau onde as Ciências Forenses têm grande destaque pelo que desenvolveu um Programa de Reconhecimento através do qual atesta a qualidade técnico-científica dessas formações.

Movido pela sua visão estratégica, o Instituto CRIAP submeteu o programa da sua Pós-Graduação em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante ao rigoroso Programa de Reconhecimento desta sociedade científica e conseguiu dessa forma tornar-se a primeira entidade em Portugal a desenvolver formação reconhecida pela The Chartered Society of Forensic of Sciences.

O Instituto CRIAP considera que este reconhecimento é uma mais-valia para os seus formandos e pretende por isso alargar o seu leque de formações reconhecidas, estando já em processo de reconhecimento de outras pós-graduações de âmbito forense.

  • LER MAIS

    Quais as vantagens para os formandos?

    • Num mercado de trabalho cada vez mais global, ser detentor de uma formação reconhecida internacionalmente será certamente uma vantagem face aos pares e, acima de tudo, uma segurança para aqueles que pretendem arriscar um futuro profissional fora de Portugal.
    • Os formandos do Instituto CRIAP podem tornar-se membros da Chartered Society of Forensic Sciences em condições especiais, tendo acesso privilegiado a publicações científicas e apoio para progressão na carreira.

    Para mais informações por favor contacte o Departamento Acreditação e Qualidade (daq@criap.com).

ENSINO UNIVERSITÁRIO

Segundo os termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, compete aos estabelecimentos de Ensino Superior, reconhecer, através da atribuição de créditos, formação de natureza diversa.

A parceria com instituições de Ensino Superior tem em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento).

Quais as vantagens para os formandos?

  • Após conclusão de uma pós-graduação, o formando pode prosseguir estudos, obtendo equivalências e reduzindo assim a carga letiva/horária do Mestrado ou Doutoramento que virá a frequentar.
  • Os alunos provenientes das Universidades Protocoladas beneficiam de descontos na oferta formativa do Instituto CRIAP.

Para mais informações por favor contacte o Departamento Acreditação e Qualidade (daq@criap.com).

IEFP

O Instituto CRIAP detém a Autorização de Funcionamento por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e respetiva homologação/ reconhecimento para a realização do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

APCF

Os Cursos e Pós-Graduações em Criminologia e Ciências Forenses são reconhecidos pela APCF que visa a promoção, desenvolvimento e divulgação da investigação científica no domínio das Ciências Forenses. Os associados da APCF podem ainda usufruir de 15% de desconto sobre o valor de Cursos, Workshops e Pós-Graduações.