FAQ - Ensino à Distância (EAD)

  • O que é uma formação de ensino à distância (EAD) / E - learning?

    O ensino à distância, também conhecido por E-learning, é uma modalidade de ensino executado sem a necessidade da presença física do formando no local de formação ou perante a presença do formador. Esta modalidade desenrola-se através de uma plataforma acedida pela Internet na qual são disponibilizados os recursos e atividades inerentes à compreensão e assimilação das matérias propostas.
  • Quais são as diferenças entre um curso presencial e um executado à distância?

    Em termos das matérias ministradas, não existe qualquer tipo de diferença. A diferença encontra-se apenas no acesso às matérias ministradas que, ao invés de ser entregue em mão ou ministradas pelo formador fisicamente, serão executadas através de apresentações textuais, áudio e vídeo ou através de videoconferência.
  • Que nível de interatividade existe?

    A interatividade do formando é total. Contudo depende das atividades propostas. O formador encontra-se sempre disponível através do fórum principal do curso e do sistema de mensagens diretas da plataforma de ensino e formação à distância. Nas sessões síncronas (sessões que ocorrem em tempo real com o formador e os restantes formandos), os formandos têm interatividade total com o formador e com os restantes formandos, pois é possível comunicarem através de texto, áudio e vídeo, sendo que estas comunicações ocorrem em tempo real, independentemente da localização geográfica dos formandos e dos formadores.
  • Que material ser - me - á cedido num curso à distância?

    Serão sempre facultados ao formando manuais, e todo o tipo de materiais didáticos que lhes permita reunir o conhecimento adquirido na formação, após a finalização desta. Para além deste material serão fornecidos igualmente referências de sites, blogs e bibliografia, na temática abordada pelo curso, para que os formandos possam estar constantemente atualizados, mesmo depois do final da ação de formação.
  • Quais são os requisitos mínimos para aceder a um curso de formação à distância?

    O formando deverá ter conhecimentos básicos ao nível de utilizador, devendo saber executar pesquisas na internet e utilizar o correio eletrónico. Necessita de um computador com ligação à Internet e recomendamos o uso de um de dois browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome. Poderá igualmente utilizar o Internet Explorer da Microsoft, contudo este software poderá criar alguns problemas de acesso devido à necessidade de atualização da tecnologia Flash. Para as sessões síncronas, aconselha-se o uso de webcam e de auscultadores com microfone, de modo a obter uma experiência melhorada em termos da qualidade de som e imagem. É possível, interagir nestas sessões com a webcam e o microfone e colunas que integram a maioria dos computadores portáteis no mercado, contudo no caso da comunicação áudio, esta situação poderá causar alguns problemas de feedback, criando uma experiência menos positiva.
  • Quem são os formadores?

    O corpo de formadores no ensino à distância é o mesmo que existe na formação presencial, ou seja um corpo de especialistas de referência nas várias áreas, tal como já vem sendo habitual nas formações do Instituto CRIAP. As dúvidas de cariz pedagógico deverão sempre ser direcionadas para o formador.
  • O que é a figura do coordenador e o que faz?

    O coordenador da formação à distância é a pessoa responsável pela gestão administrativa da formação e faz a ponte entre o formando e o Instituto CRIAP. As dúvidas de cariz administrativo deverão ser direcionadas para esta figura.
  • Existe suporte técnico disponível?

    Sim, o Instituto CRIAP tem para o efeito um serviço de suporte técnico que se encontra disponível através do telefone (+351) 225026201 e do email ead@criap.com.
  • Qual é o modo de funcionamento de um curso à distância?

    Os cursos à distância têm um período de funcionamento dependente da carga horária prevista para cada caso. Os cursos encontram-se divididos em módulos, que abrem cronologicamente de forma sequencial. Cada módulo vigora numa janela de tempo que varia entre três dias a duas semanas, período no qual o formando deverá aceder aos conteúdos (apresentações, vídeos, manuais, etc.) e executar as atividades previstas. Em alguns cursos, os módulos poderão culminar na execução de uma avaliação modular, referente ao conteúdo abordado no mesmo. O curso termina quando todas as atividades e avaliações são concluídas.
  • Posso aceder à formação a partir de plataformas móveis como smartphones e tablets?

    Sim. A plataforma de ensino à distância do Instituto CRIAP permite o acesso à mesma através deste tipo de plataformas, permitindo inclusive o acesso e interação nas sessões síncronas. Se desejar aceder através destes equipamentos, deverá enviar um email para o endereço ead@criap.com
  • Como se processa a calendarização de um curso à distância?

    A calendarização dos cursos à distância processa-se de forma sequencial e cronológica.Exemplo: MÓDULO 1 - CURSO DE DIVÓRCIO O curso inicia no dia 2 de Setembro e este primeiro módulo fica aberto neste dia às 19:00h, estando previsto fechar no dia 6 de Setembro às 23:59h. Durante esta janela de tempo o formando deverá ler os manuais e artigos disponibilizados, executar as atividades de fórum e de entrega de trabalhos. No dia 6 de Setembro, deverá executar a avaliação prevista para este módulo. Esta avaliação está aberta durante 24 horas, entre as 00:00 deste dia e as 23:59h. Após o início da avaliação, o formando tem duas horas para a executar. Se no espaço deste tempo não conseguir submeter todas as respostas, a avaliação fecha e a plataforma submete automaticamente a avaliação com as respostas dadas até esse momento.No início de cada formação, os formandos terão acesso a todo o calendário de abertura dos módulos, execução de atividades e avaliações, e dias das sessões síncronas.
  • É necessário entrar todos os dias na plataforma de ensino à distância?

    Não. As formações à distância baseiam - se na premissa que o formando gere o se u tempo de aprendizagem e execução das atividades previstas, tendo em conta a leitura e visionamento dos conteúdos e materiais disponíveis, assim como pesquisa das matérias. Ou seja, o ritmo de aprendizagem é definido pelo próprio formando. Todavia, é impr escindível que o faça dentro da janela de tempo prevista para cada um dos módulos.
  • Como é executada a avaliação?

    Cada curso tem a sua metodologia, sendo que esta informação é sempre veiculada no início do mesmo. Porém, tipicamente, a nota final é obtida pela média da avaliação dos módulos ou da avaliação final, e da participação e interesse demonstrados ao longo da formação.
  • Como obtenho o certificado de formação?

    Os certificados de formação ficam disponíveis até ao fim de trinta dias após a conclusão de todas as atividades e avaliações. Estes serão enviados via correio para a morada do formando.
  • Existe alguma diferenciação entre os diplomas dos cursos presenciais e os cursos à distância?

    Não. Os certificados, são emitidos pela plataforma do governo português SIGO e não é feita qualquer distinção em termos da tipologia de formação escolhida. No caso da certificação de formandos estrangeiros, esta é efetuada pelo próprio Instituto CRIAP.