O Instituto CRIAP cultiva o ensino presencial, pela vivência humana, de pessoas que se entregam por devoção aos alunos e que num compromisso de envolvimento psicobiológico transmitem algo que permite a elaboração do próprio conhecimento do estudante. Deste modo, o ensino à distância assume-se como uma forma de aproximar os nossos profissionais de topo aos alunos que, se encontram geograficamente distantes ou não possuem horários compatíveis com a deslocação a uma sala de aula presencial.

Uma das grandes transformações do início do séc. XXI foi a consciencialização da necessidade de todos os profissionais estarem constantemente atualizados, devido à progressão cada vez mais rápida da investigação e à frequente atualização das técnicas e conhecimentos.

A acrescentar a esta situação, o acesso cada vez mais facilitado à internet e a milhares de conteúdos levou a que muitos se sentissem impotentes no que concerne à distinção da informação relevante da não relevante, para além de instalar um estado de permanente sensação de desatualização. Para piorar e por não ser possível conciliar horários de trabalho com formação presencial, os profissionais desesperam por uma resposta adaptada a esta grande problemática. A resposta é claramente o Ensino à Distância (EAD).

O que é o Ensino à Distância (EAD)?

O EAD é uma das mais recentes e promissoras áreas de ensino e formação que permite acesso a informação e a especialistas, em qualquer ocasião e em qualquer lugar. De um modo simples, o EAD é uma tipologia de formação que permite ao aluno aceder aos conteúdos de formação (manuais, textos, artigos, atividades, vídeos, clipes de som, salas de aula virtuais, etc.) a partir de uma qualquer plataforma eletrónica com acesso à internet (computador, tablet ou telemóvel). Para além disso, permite a interação com o professor, possibilitando o esclarecimento de dúvidas não só perante o professor mas também de toda a turma.

Para isso, foram criados conteúdos interativos baseados nas últimas técnicas de motivação em E-learning, orientando o percurso de formação do formando numa sequência lógica, pedagógica e intuitiva. Providenciamos e incentivamos igualmente a partilha de conhecimentos entre os formandos (networking), para que estes, mesmo após a conclusão da formação, possam continuar a partilhar o seu conhecimento e descobertas, permitindo-lhes o acesso às últimas atualizações.

O que significa ead, e-learning e b-learning?

EAD ou e-Learning

Ead (Ensino À Distância) é exatamente o mesmo que e-learning. É uma tipologia da formação à distância que significa que a totalidade das aulas ocorrem à distância, existindo para isso sessões síncronas e estudo assíncrono.

b-Learning

B-learning (Blended Learning – aprendizagem mista) refere-se a uma tipologia de formação mista, ou seja, que é composta por aulas à distância e aulas presenciais. Normalmente esta tipologia aplica-se a cursos que possuam aulas mais práticas (normalmente as aulas presenciais) sendo que a restante formação é totalmente à distância.

Sessões síncronas

São aulas totalmente à distância, executadas através de uma plataforma multimédia que permite a interação por via de video-conferência e a apresentação por parte do professor ou do aluno de apresentações em Powerpoint, documentos em pdf, imagens, audio e vídeo. Para além disso, os alunos e os professores podem partilhar as suas webcams e interagir com audio. Estas sessões são igualmente gravadas e posteriormente disponibilizadas no dia seguinte à sua ocorrência, na plataforma de ensino à distância.

Estudo assíncrono ou sessões assíncronas

Refere-se a todo o estudo ou interação que não ocorra em tempo real entre os alunos e os professores. O estudo assíncrono, é todo o trabalho que o aluno executa para assimilação dos conhecimentos, tendo em conta os materiais pedagógicos disponibilizados, a pesquisa que executa para concluir as atividades propostas em cada módulo e as publicações que executa em fóruns integrados no curso.

O que é o Live Stream?

É um serviço inovador que permite ao aluno participar nas aulas em direto, acedendo de um modo simples à apresentação do professor e interagindo com este e a restante turma. De uma forma simples, o aluno acede a partir do seu computador, tablet ou smartphone à sala virtual e visualiza a apresentação em powerpoint ou qualquer outro material pedagógico disponibilizado, ao vídeo e áudio em direto da sala e aos conteúdos disponibilizados, tais como manuais, ficheiros de apoio, etc.

Vantagens do live stream

  • Comodidade, pois permite aceder à sala, professor e restantes alunos em tempo real a partir de qualquer local que possua pelo menos uma ligação de banda larga à internet.
  • Sem necessidade de instalação de softwares
  • Interação total com o professor e restantes alunos
  • Condições de imagem e som de qualidade
  • Cedência de materiais digitais

Quem pode aceder ao Ensino à Distância?

O formando deverá ter conhecimentos básicos ao nível de utilizador, devendo saber executar pesquisas na internet e utilizar o correio eletrónico. Necessita de um computador com ligação à Internet e recomendamos o uso de um de dois browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome. Poderá igualmente utilizar o Internet Explorer da Microsoft, contudo este software poderá criar alguns problemas de acesso devido à necessidade de atualização da tecnologia Flash. Para as sessões síncronas, aconselha-se o uso de webcam e de auscultadores com microfone, de modo a obter uma experiência melhorada em termos da qualidade de som e imagem. É possível, interagir nestas sessões com a webcam e o microfone e colunas que integram a maioria dos computadores portáteis no mercado, contudo no caso da comunicação áudio, esta situação poderá causar alguns problemas de feedback, criando uma experiência menos positiva.

Porquê o Instituto CRIAP?

É nosso objetivo levarmos o E-learning a um patamar de excelência. Todas as formações que se desenrolam nesta metodologia são criteriosamente estruturadas e adaptadas para o ensino à distância, tendo por objetivo não só a eficiente transmissão da matéria das formações, mas sobretudo o envolvimento do formando na formação.

O Instituto CRIAP foi e é reconhecido por implementar ações de formação avançadas em diversas áreas do conhecimento, com os mais proeminentes e respeitados especialistas. No Ensino à Distância, o Instituto CRIAP disponibilizará aos alunos o acesso a esses mesmos especialistas, mesmo que estes se encontrem a milhares de quilómetros de distância.

Conheça a nossa oferta formativa no ensino à distância.

Para mais informações consulte a nossa FAQ