O Instituto CRIAP apresenta um novo serviço de supervisão à sua disposição em formato presencial e à distância.

Temos como objetivo providenciar ao formando a oportunidade, de acordo com diretrizes específicas, de explorar e apresentar casos clínicos onde as dúvidas ou os desafios sejam difíceis de ultrapassar sozinho. Assim, pretende-se abrir campo para discussão direta sobre as preocupações reais do dia-a-dia profissional com técnicos com larga experiência na matéria.

Este serviço pretende ser não só um complemento prático à formação, como também um espaço aberto a qualquer profissional/estudante que deseje (re)explorar possibilidades com os seus pares.

SUPERVISÃO CLÍNICA EM PSICOLOGIA
A supervisão clínica em Psicologia visa dotar os profissionais de competências profissionais, nomeadamente de avaliação, planeamento e implementação de intervenções mais eficazes nos casos clínicos que acompanham, favorecendo o sucesso terapêutico. Permite também a partilha de emoções positivas e/ou negativas resultantes da prática, prevenindo a exaustão e o burnout emocional e favorecendo a autoeficácia do terapeuta.

As estratégias de supervisão são diversas, incluindo a instrução, modelagem, resolução de problemas e role-play. Trata-se de um processo colaborativo, sendo que as práticas de supervisão são regidas pela ética profissional e baseadas na evidência científica.

SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL
A supervisão em Serviço Social é um processo educativo de ensino-aprendizagem, no qual se aglutina o saber-saber com o saber-fazer. É ainda um processo sistematizado e planeado de acompanhamento da prática diária, quer do profissional quer do estudante, que visa fornecer ferramentas, métodos e técnicas com vista à intervenção em Serviço Social.

SUPERVISÃO CLÍNICA EM TERAPIA DA FALA
A supervisão clínica em Terapia da Fala remete-se para um campo de aprendizagem promovida pelo contacto direto do profissional/estudante com um terapeuta mais experiente e especializado em determinada área/patologia.