A Carregar...
Por favor aguarde...

Como funciona o Ensino à Distância no Instituto CRIAP?

1 MAR 2019

O Ensino à Distância (EAD) existe há 4 anos no Instituto CRIAP. Ao longo deste período o número de formandos a aderir a esta metodologia de ensino tem sido crescente, graças aos sistemas cada vez mais eficazes e interativos, que permitem não só simular na perfeição todas as vantagens do ensino presencial, mas também ir além com todas as vantagens permitidas pelo EAD, nomeadamente: flexibilidade de horários e das avaliações, maior gestão de tempo, possibilidade de ter contacto com profissionais de referência e ausência de deslocações. 

Atualmente, é possível escolher duas modalidades de ensino à distância no Instituto CRIAP. São elas o e-learning e o live streaming. Em que consistem? 

 

Modalidade de E-learning

O e-learning é uma modalidade de formação totalmente à distância que permite estar em contacto com o formador, ter acesso aos materiais pedagógicos e executar as dinâmicas práticas ou colaborativas em tempo real.

Como funciona?

Acedendo a partir de um computador, tablet ou telemóvel ligado à internet, o formando conecta-se a uma sala virtual. Nela, o Professor tem preparados os materiais pedagógicos, que podem ser apresentações, documentos, vídeos, imagens, entre outros conteúdos interativos.

Através de microfone, o Formador dá a aula tal como se o estivesse a fazer presencialmente, Ativando as respetivas webcams, os formandos e o Professor conseguem ver-se mutuamente e podem interagir de duas formas: por escrito, através de uma janela de chat; ou por voz, através de microfone.

Mesmo à distância, é possível debater as matérias e colocar todas as dúvidas que quiser. 

Avaliações e trabalhos de grupo

As avaliações são feitas na plataforma Moodle, por via de testes ou trabalhos - tarefas que têm de ser cumpridas consoante o calendário de avaliação.

A sala virtual do Instituto CRIAP permite também que sejam realizados trabalhos de grupo. São criadas pequenas salas virtuais específicas onde os elementos de cada grupo podem trabalhar isoladamente, e depois regressar à sala principal, onde vão apresentar o trabalho ao Formador e restantes colegas.

 

Modalidade de Live Streaming

O live streaming  consiste na transmissão em direto de uma aula que está a decorrer presencialmente e que pode ser acompanhada totalmente à distância. 

Como funciona?

Em primeiro lugar, os formandos acedem a uma sala virtual através de um computador, tablet ou smartphone. Depois, presencialmente, uma câmara específica dá a ver tudo o que acontece dentro da sala. A câmara exibe diferentes ângulos, perspetivas e níveis de proximidade consoante o que vai acontecendo na sessão - desde um plano afastado em que se vê toda a sala, até ao plano próximo do quadro onde o professor está a escrever, nada fica por apresentar.

O formador usa sempre um microfone de lapela, que garante uma qualidade de som rigorosa e eficaz. A sala está igualmente equipada com microfones capazes de captar o som ambiente. Porquê? Porque assim também é possível ouvir com clareza todas as dúvidas e comentários dos formandos presenciais, tal como se estivesse na sala.

O que acontece aos materiais pedagógicos? 

Os materiais pedagógicos são disponibilizados em tempo real na sala virtual onde o formando se conectou. Assim, é possível que todos vejam o formador, bem como as apresentações, imagens, vídeos e todo o tipo de documentos usados na formação.

Os trabalhos de grupo também não são problema, já que a sala virtual permite criar contextos de trabalho colaborativo à distância em sala privadas.

Como funciona a interação com o formador?

Para que a interação seja mais produtiva, os formandos ligam a respetiva webcam. Uma televisão na sala de aula permite ao Professor ver quem está do outro lado e, sempre que um formando quiser intervir, pode fazê-lo via microfone com a assistência do nosso Técnico de Live Streaming. 

A comunicação pode também ser feita por escrito, através de uma janela de chat em tempo real.

 

Por tudo isto, as experiências de e-learning e de live streaming conseguem hoje simular a experiência de uma aula presencial. Todos os aspetos inerentes à distância são superados através da tecnologia e garantem a excelência na qualidade do ensino do Instituto CRIAP.  

Neste momento, o Instituto tem a decorrer a campanha "CRIAP à Distância", que oferece 25% de desconto em toda a oferta formativa nas modalidades e-learning e live streaming. A campanha decorre de 28 de fevereiro até 03 de março. 

PARTILHE ESTE ARTIGO: