CCP - o que é?

voltar atrás

CCP - o que é?

Saiba o que é o CCP (EX CAP), para que serve, como obtê-lo e quais são as suas principais vantagens.

CCP – Certificado de Competências Pedagógicas é um documento que permite legalmente o exercício da atividade profissional enquanto formador. Inicialmente, este documento tinha a designação de CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica.

 

Qual é a entidade responsável pela emissão do CCP?

Este documento é emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Pode, portanto, ser solicitado nos serviços do IEFP ou através de uma entidade homologada pelo IEFP (caso o candidato tenha frequentado o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores).

 

Qual é a validade do CCP?

Inicialmente, o CAP tinha a validade de 5 anos, sendo obrigatória a sua renovação. No entanto, com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, não há necessidade de renovação uma vez que o documento é vitalício.

 

Quais são os pré-requisitos para a obtenção do CCP (EX CAP)?

Para obter o CCP, é necessário que os candidatos reúnam as seguintes condições:

  • Ter, pelo menos, o 9º ano de escolaridade, frequentar e concluir com aproveitamento um Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (em regra, com a duração mínima de 90 horas), para lecionar os módulos de caráter mais operativo; ou então possuir uma qualificação de nível superior, com habilitação para a docência, a fim de lecionar os módulos nas componentes de formação de base, sociocultural e científica;

  • Dominar uma série de competências, pessoais e sociais, relacionadas com a atividade de formador: boa capacidade de comunicação, facilidade para trabalho em equipa, de acordo com o público-alvo, espírito de iniciativa e flexibilidade, criatividade para a conceção de materiais pedagógico-didáticos, autonomia no trabalho, capacidade para cumprir os objetivos gerais de cada formação, entre outras competências revelantes.

 

Quais são os documentos necessários para a emissão do CCP?

Os candidatos devem preencher uma ficha de candidatura e apresentar o Cartão de Cidadão, fotocópia do Certificado de Habilitações Académicas e, caso se aplique, fotocópia do Certificado de Formação Pedagógica de Formadores.

 

Quais são as principais vantagens do CCP (EX CAP) no Instituto CRIAP?

Com o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, os candidatos ficam habilitados:

  1. Exercer a atividade profissional de formador em Cursos de Aprendizagem, Cursos de Educação e Formação de Adultos, Formações Modulares Certificadas, Cursos Vida Ativa, entre outras modalidades.

  2. Inscrever-se na Bolsa Nacional de Formadores através da plataforma Netforce do IEFP.

  3. Acesso ao Portal Netforce;

  4. Tutoria especializada - Sessões de acompanhamento com formadores sempre disponíveis, presencialmente ou à distância e uma tutoria realizada à medida das necessidades de cada formando.

  5. A mais horas de formação na metodologia presencial - O número de horas presenciais permite uma grande proximidade entre formadores e formandos, promovendo práticas e exercícios em contexto de sala.

  6. Plataforma online - Possibilidade de, com um simples clique, aceder a conteúdos pedagógicos e de multimédia. Possibilidade de rever o mesmo conteúdo as vezes que pretender de forma a reforçar e melhorar as condições de aprendizagem.

  7. A acesso à metodologia B-Learning - Sistema de aprendizagem que combina a metodologia do ensino presencial com o ensino à distância, permitindo um valor de formação mais reduzido e, por isso, um investimento financeiro mais acessível ao formando. Vantagem de poder acompanhar as sessões assíncronas e síncronas através de diversos dispositivos como smartphones, tablets ou PC.

  8. Ritmo de Aprendizagem - Aprenda ao seu ritmo, no seu tempo. Possibilidade de avançar e rever as matérias já abordadas, podendo dar maior ênfase e tempo a determinados conteúdos.

  9. Descontos Especiais - Grupos/Estudantes - 5% - Estudantes || 10% - Formandos e ex-formandos do Instituto CRIAP || 15% - Grupos de 3 e 4 elementos || 20% - Grupos de 5 ou mais elementos

  10. Integração na Bolsa de Formadores CRIAP - No final da formação, todos os formandos serão integrados na nossa bolsa de formadores. Acreditamos no valor e no sucesso dos nossos formandos, formados por nós.

  11. Criação do PIP - Projeto de Intervenção Pedagógica - Possibilidade de integrar a proposta de projeto apresentada no decorrer do Curso de Formação na oferta formativa do Instituto CRIAP.

  12. Acesso a um Corpo Docente diversificado e especializado - A nossa formação é composta por diversos formadores, cada um vocacionado e especializado nos diferentes módulos da formação. Queremos que os nossos formandos tirem o melhor partido do seu investimento.

Saiba mais sobre Curso de Formação de Formadores – CCP (EX-CAP) e seja um formador de excelência.

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.