A Carregar...
Por favor aguarde...

As 7 Síndromes mais raras do mundo

27 DEZ 2017

Sabe-se que existem centenas de síndromes diferentes em todo o mundo e, provavelmente, saltaram-lhe automaticamente à memória várias.

 

Mas será que sabe da existência destas síndromes raras? Então confira.

 

 

1 – Síndrome de Proteus

É uma condição genética que provoca o crescimento excessivo dos ossos, da pele e outros tecidos corporais, causando o gigantismo de vários membros e órgãos, como por exemplo, braços, pernas, crânio e medula espinhal.

Esta síndrome é geralmente acompanhada por tumores subcutâneos.

 

2 – Síndrome de Savant (Savantismo)

Distúrbio do foro psíquico que apresenta determinadas aptidões cognitivas extraordinariamente desenvolvidas em indivíduos que apresentam um baixo nível de funcionamento geral.

As aptidões cognitivas encontram-se relacionadas com as mais diversas áreas, ainda que as mais comuns estejam relacionadas com a memória, música, matemática, artes e letras.

 

3 – Síndrome de Sereia (Sirenomelia)

É um distúrbio de desenvolvimento congénito que se caracteriza por anomalias na parte inferior da coluna vertebral e das pernas. As pessoas nascem com a fusão parcial ou total das pernas e podem existir malformações adicionais, como é caso das malformações no sistema reprodutor, digestivo e urinário.

 

4 – Síndrome de Noé

Esta síndrome traduz-se na acumulação de uma quantidade exagerada de animais domésticos, nas suas habitações, onde as condições mínimas de higiene e segurança não são garantidas. Geralmente as pessoas afetadas por esta condição revelam incapacidade para demonstrar sentimentos e poucas faculdades nos relacionamentos interpessoais.

 

5 – Síndrome do Encarceramento

Tal como o nome indica, a pessoa que sofre desta síndrome encontra-se prisioneira no seu próprio corpo, isto porque há a paralisia de todos os músculos do corpo, à exceção dos músculos da zona ocular. A atividade cerebral não é afetada, pelo que a memória e a consciência não apresentam alterações.

 

 6 – Síndrome de Lázaro

É o retorno espontâneo do funcionamento cardíaco e a consequente circulação sanguínea, após tentativas frustradas em reanimação e diagnóstico de morte.

Este fenómeno pode ser explicado através de várias teorias, estas defendem que poderá tratar-se de uma acumulação de pressão no peito, que resulta na ressuscitação cardiopulmonar. A hipercaliemia e a adrenalina também poderão ter uma influência significativa para que esta fenómeno ocorra.

 

7 – Síndrome de Kleine-Levin

Consiste numa perturbação neurológica caracterizada por períodos recorrentes de hipersónia (sonolência excessiva) e grande estimulação do apetite.

As pessoas que se encontram nesta situação passam uma grande parte dos seus dias a dormir e, quando acordadas, podem sentir-se confusas, desorientadas, com ausência de energia e apáticas.

 

Imagem Blog: 20180111180156_74832-800x534.png

 

 

 

PARTILHE ESTE ARTIGO: