Pessoas, Cães e Pandemia

voltar atrás

Pessoas, Cães e Pandemia

25 
JAN 
2021
18:00h
Local

Sala Virtual

Valor

10.00€

Faz intervenção assistida por cães? Esta Talk é para si! 

 

As terapias não farmacológicas, como uma abordagem holística do doente, são fundamentais para ajudar o utente a lidar com situações  de vulnerabilidade específicas, como o internamento.

 

Neste tipo de tratamento estão incluídas as Intervenções Assistidas por Animais (IAA), que são intervenções estruturadas e orientadas por metas, em que o animal é introduzido de forma a melhorar a saúde e bem-estar do Homem, trazendo ganhos terapêuticos. O cão é o animal mais comummente escolhido, dadas as suas características e capacidades de perceção, treino e comunicação.

 

Os oradores convidado são o Mestre Mauro Paulino, coordenador da Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense e consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, e o Dr. Pedro Paiva, especialista em comportamento canino e fundador da associação Pet B Havior.

 

Ambos são coordenadores científicos da Especialização Avançada em Intervenção Assistida por Cães do Instituto CRIAP.

 

Aproveite a oportunidade de adquirir novos conhecimentos nesta Talk, que terá a duração de 1 hora e vai decorrer no dia 25 de janeiro, das 18h às 19h, em formato totalmente online.

 

Intervenção Assistida por Cães: contextualização

 

A terapia assistida por animais é um tipo de intervenção altamente recomendável em variadíssimos casos de doença ou condições de saúde desfavorecidas, como estar acamado. 

 

Habitualmente, os cães são o animal que mais participa neste processo, havendo também a terapia assistida por cavalos.

Esta terapia é um processo que permite ao utente trabalhar certos domínios - desde o físico ao cognitivo, emocional e relacional - com a grande diferença de o fazer de uma forma lúdica, divertida e amigável, em comunhão com o animal. 

 

É importante para os profissionais que utilizam esta técnica compreenderem as circunstâncias ideias em que deve ser aplicada, quais as características dos animais a usar na terapia e como a podem implementar de acordo com o estado clínico dos utentes, mas tambem de acordo com o estatuto jurídico dos animais.

 

Intervenção Assistida por Cães: o que vai abordar a Talk?

 

A Talk "Pessoas, Cães e Pandemia" vai partilhar conheciemento científico sobre esta área, com a devida validação empírica fruto da experiência dos oradores. Vai também dar resposta às dúvidas dos participantes em alguns dos seguintes tópicos:

 

  • Intervenção assistida por cães: o que é, como e quando utilizar.
  • Benefícios desta intervenção em contexto normal e em pandemia. 
  • Características dos cães que participam na terapia.
  • Necessidades de formação para profissionais da área.

 

Oradores

Mauro Paulino
Pedro Paiva

Perguntas Frequentes

A inscrição no evento tem algum custo?

Sim, a inscrição tem um custo de 10 euros, com certificado incluído e acesso à gravação.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

A Talk "Pessoas, Cães e Pandemia" vai ser realizada em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, todos os participantes inscritos têm acesso à gravação da sessão, que é enviada por e-mail num período máximo de 3 dias úteis.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, todos os participantes inscritos têm direito ao certificado de participação no evento.

O certificado não tem custo adicional, estando já incluído no valor da inscrição. O certificado é enviado digitalmente através de e-mail mas, se assim pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP. 

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Esta Talk é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT. Assim, ao fazer esta adição ao seu currículo e LinkedIn sabe que está a valorizar-se com uma certificação reconhecida pelo mercado, ganhando destaque junto dos colegas de profissão, clientes e parceiros.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.