Psicologia Reprodutiva

voltar atrás

Psicologia Reprodutiva: lidar com a infertilidade e com a perda

Webinar sobre Psicologia Reprodutiva: lidar com a infertilidade e com a perda no Instituto CRIAP.
03 
NOV 
2022
18:00h
Valor

20.00€

Este Webinar irá contar com a presença da oradora convidada Dr.ª Julie Bindeman. Licenciada na George Washington University, é co-proprietária da clínica Integrative Therapy of Greater Washington. Em resultado da sua própria experiência em torno da problemática da infertilidade, fez uma pós-graduação na área de Psicologia Reprodutiva, e atualmente escreve, leciona e faz apresentações sobre este tema. 
Integrou diversos comitês do Grupo de Profissionais de Saúde Mental da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, tendo sido inclusive presidente do Comitê de Educação Contínua e ex-presidente do comitê de comunicação social e membro da Task-force Antirracismo. 

 

É autora de um capítulo no livro “Psicological and Medical Perspectives on Fertility Care and Sexual Health” (Elsevier, 2021), bem como do livro “Prenatal and Preimplantation Diagnosis: The Burden of Choice” (Springer, 2015). Foi igualmente autora de um artigo para a edição especial da Society for Psychotherapy Integration: Therapist Transformations.

 

É terapeuta Certificada em Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR).

 

 

Psicologia Reprodutiva

 

A atuação psicológica é de extrema importância na medicina reprodutiva, tanto para as mulheres quanto para os homens.
Nos últimos anos a Medicina Reprodutiva teve grandes avanços, técnicas foram aperfeiçoadas para facilitar cada vez a realização dos sonhos de milhões de casais pelo mundo. Todos esses avanços fizeram com que socialmente houvessem mudanças no contexto familiar, novas configurações familiares foram construídas, além de trazer uma mudança significativa na capacidade reprodutiva.

 

Com a complexidade de vários casos, a psicologia precisou ter um olhar mais profundo e ampliar discussões construtivas sob questões relacionadas a Reprodução Humana, tendo uma participação necessária.

 

 

O papel do psicólogo

 

O principal objetivo do acompanhamento psicológico dentro da reprodução assistida é proporcionar que o paciente seja visto em sua integralidade, oferecendo-lhe espaço de escuta ao seu sofrimento e às suas inquietações, prestando-lhe a assistência necessária, nas diversas etapas de seu tratamento e após sua finalização. Além de poder favorecer o trabalho da equipe multiprofissional para melhor abordagem e valorização da singularidade de cada paciente, de forma fundamental, alinhada com a ética profissional.

 

O trabalho do psicólogo é de avaliar, orientar e acompanhar o casal em todas as etapas, desde o processo de investigação das causas da infertilidade, até o final do tratamento. Com base nesse diagnóstico, o profissional irá indicar a melhor alternativa, seja ela a necessidade de psicoterapia, tratamento com profissionais de outras áreas, ou até mesmo o adiamento do tratamento de fertilidade.

 

Ao contrário do que muitos pensam, os problemas de fertilidade não são mais incidentes nas mulheres. Na verdade, a incidência é exatamente igual: 40% nas mulheres e 40% nos homens. Os outros 20% são problemas no casal ou causas indeterminadas.

 

De acordo com o relatório sobre a infertilidade, da Organização Mundial da Saúde, a disponibilidade, o acesso e a qualidade das intervenções para lidar com a infertilidade continuam a ser um desafio na maioria países. O diagnóstico e o tratamento da infertilidade muitas vezes não são priorizados na população nacional e as políticas de desenvolvimento e estratégias de saúde reprodutiva raramente são cobertas por financiamento da saúde. Além disso, a falta de pessoal treinado e de equipamento e infra-estrutura, e os custos atualmente elevados dos medicamentos de tratamento, são grandes barreiras mesmo para países que estão atendendo ativamente as necessidades de pessoas com infertilidade.

 

 

Neste webinar, irão ser abordadas questões especificas desde a prevenção à intervenção em problemas da fertilidade, dando a conhecer as principais condições de saúde/doença nas quais o psicólogo pode intervir.

 

 

Data: 29 de junho de 2022

 

Hora: 18h00 - 19h30

 

Duração: 1:30h

 

Formato: Plataforma Zoom

 

 

Oradores

Julie Bindeman

Perguntas Frequentes

A inscrição no evento tem algum custo?

Sim, a inscrição tem um custo de 20 euros, com certificado incluído e acesso à gravação.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

O Webinar "Psicologia Reprodutiva: lidar com infertilidade e com a perda" vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, todos os participantes inscritos têm acesso à gravação da sessão, que é enviada por e-mail num período máximo de 3 dias úteis.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, todos os participantes inscritos têm direito ao certificado de participação no evento.

O certificado não tem custo adicional, estando já incluído no valor da inscrição. O certificado é enviado digitalmente através de e-mail mas, se assim pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP. 

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT. Assim, ao fazer esta adição ao seu currículo e LinkedIn sabe que está a valorizar-se com uma certificação reconhecida pelo mercado, ganhando destaque junto dos colegas de profissão, clientes e parceiros.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.