Psicologia das Cores

voltar atrás

Psicologia das Cores

A Psicologia das cores reconhece oito emoções primárias, e cada uma das emoções é representada por uma cor que desempenha assim um papel de influência no comportamento do ser humano.

O que é a Psicologia das Cores?

 

É um estudo sobre a capacidade que o nosso cérebro tem de identificar uma cor e transformá-la numa sensação ou sentimento.

Quando falamos em persuasão, falamos em emoção. E as cores têm a capacidade de definir o nosso humor, as nossas emoções e até mesmo os nossos desejos. Na área do Marketing e da Publicidade onde todos os detalhes são pensados ao pormenor de forma a causar o impacto pretendido no consumidor, as cores não são exceção. Todas as cores são pensadas e testadas de acordo com a emoção que cada marca pretende despertar nos seus consumidores.

 

 

Sabe quais as características utilizadas na Psicologia das Cores?

 

Segundo a socióloga alemã Eva Heller, para  alguns dos nossos padrões no que diz respeito à perceção das cores estão gravados no nosso “hardware mental”, outros são provenientes do meio ambiente que nos rodeia, e alguns são construções culturais que tendem a variar através dos tempos, das culturas e das pessoas.

 

Temperatura: Segundo a Psicologia, as cores quentes têm o poder de nos transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo; enquanto que as cores frias nos transmitem sensações relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo. 

Emoção: como já referido as cores têm a capacidade de despertar emoções no ser humano, conseguindo mesmo influenciar o nosso estado de espírito e humor.

Simbolismo: cada um de nós perceciona uma cor de forma diferente; as cores estão ligadas às nossas experiências de vida. Um exemplo disso é a capacidade que uma cor tem de despertar vários sentimentos e diferentes emoções numa mesma pessoa, pois ao longo da nossa vida podemos percecionar a mesma cor de maneiras diferentes. 

Dimensão: dependendo da cor temos a capacidade de percecionar a dimensão de um objeto ou ambiente de forma diferente. No entanto o tamanho é o mesmo.

Peso: um objeto também pode parecer mais leve ou mais pesado conforme a sua cor.

Iluminação: um objeto ou ambiente pode parecer mais iluminado ou mais escuro dependendo da cor utilizada. As cores têm variações diferentes ao absorverem a luz.

Recordação: assim como os cheiros, as cores também podem estar associadas a momentos específicos da nossa vida, tendo a capacidade de nos remeter para uma recordação do passado.

 

A Psicologia das cores reconhece oito emoções primárias, e cada uma das emoções é representada por uma cor que desempenha assim um papel de influência no comportamento do ser humano.

  • Raiva;
  • Medo;
  • Tristeza;
  • Nojo;
  • Surpresa;
  • Curiosidade;
  • Aceitação;
  • Alegria;

 

De acordo com a interpretação dada pela Psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo.

As cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes. E todas têm um significado próprio.

 

Mas afinal qual é o significado das cores?

 

O Azul:

Sensação de calma, serenidade e tranquilidade. Esta cor produz poucos estímulos, o que significa que tem o poder de aumentar a produtividade, sendo comum utilizá-la em ambientes corporativos pois ela representa profissionalismo, estabilidade e segurança. Ao contrário da cor vermelho, o azul tem a capacidade de ajudar a diminuir a pressão cardíaca.

Sentimentos:

Harmonia;

Confiança;

Seriedade;

 

O Laranja:

Sensação de movimento, excitação, entusiasmo e desejo de ação. Esta cor combina o físico com o emocional, é agradavelmente estimulante e reativa. Remete-nos para sabores agradáveis, infância, e quando utilizada em tons mais escuros sugere estabilidade.

Sentimentos:

Transformação;

Sociabilidade;

Segurança;

 

O Amarelo:

Sensação de dinamismo, estímulo, conforto e felicidade. É a cor associada ao otimismo, à confiança e à energia, tendo a capacidade de estimular a concentração e o intelecto. 

Sentimentos:

Sabedoria;

Otimismo;

Alegria;

 

O verde:

Sensação de equilíbrio, natureza, paz e saúde. Esta cor representa a estabilidade e a possibilidade, tem um efeito calmante e a capacidade de ajudar a alivar o stress.

Sentimentos:

Perseverança;

Sorte;

Equilíbrio;

 

O Branco:

Sensação de limpeza, pureza, simplicidade e honestidade. É a cor da inocência, a cor do bem.

Sentimentos:

Transparência;

Paz;

Leveza;

 

Curiosidade. Sabia que cores estimulantes como o laranja e o amarelo podem redirecioná-lo para a tarefa que tem em mãos caso seja uma pessoa que se distrai facilmente?

 

Através da junção das cores amarelo e verde, pretendemos ajudá-lo a elevar a sua autoestima através da sabedoria e estímulo do intelecto. A estes sentimentos adicionamos a perseverança, acompanhada de um pouco de sorte e segurança.

Estes sentimentos combinados traduzem-se em todas as possibilidades a nível profissional que as nossas ofertas formativas lhe proporcionam. Já escolheu a sua?

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.