voltar atrás
Psicologia das Cores
A Psicologia das cores reconhece oito emoções primárias, e cada uma das emoções é representada por uma cor que desempenha assim um papel de influência no comportamento do ser humano.
É um estudo sobre a capacidade que o nosso cérebro tem de identificar uma cor e transformá-la numa sensação ou sentimento.
Quando falamos em persuasão, falamos em emoção. E as cores têm a capacidade de definir o nosso humor, as nossas emoções e até mesmo os nossos desejos. Na área do Marketing e da Publicidade onde todos os detalhes são pensados ao pormenor de forma a causar o impacto pretendido no consumidor, as cores não são exceção. Todas as cores são pensadas e testadas de acordo com a emoção que cada marca pretende despertar nos seus consumidores.
Segundo a socióloga alemã Eva Heller, para alguns dos nossos padrões no que diz respeito à perceção das cores estão gravados no nosso “hardware mental”, outros são provenientes do meio ambiente que nos rodeia, e alguns são construções culturais que tendem a variar através dos tempos, das culturas e das pessoas.
Temperatura: Segundo a Psicologia, as cores quentes têm o poder de nos transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo; enquanto que as cores frias nos transmitem sensações relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo.
Emoção: como já referido as cores têm a capacidade de despertar emoções no ser humano, conseguindo mesmo influenciar o nosso estado de espírito e humor.
Simbolismo: cada um de nós perceciona uma cor de forma diferente; as cores estão ligadas às nossas experiências de vida. Um exemplo disso é a capacidade que uma cor tem de despertar vários sentimentos e diferentes emoções numa mesma pessoa, pois ao longo da nossa vida podemos percecionar a mesma cor de maneiras diferentes.
Dimensão: dependendo da cor temos a capacidade de percecionar a dimensão de um objeto ou ambiente de forma diferente. No entanto o tamanho é o mesmo.
Peso: um objeto também pode parecer mais leve ou mais pesado conforme a sua cor.
Iluminação: um objeto ou ambiente pode parecer mais iluminado ou mais escuro dependendo da cor utilizada. As cores têm variações diferentes ao absorverem a luz.
Recordação: assim como os cheiros, as cores também podem estar associadas a momentos específicos da nossa vida, tendo a capacidade de nos remeter para uma recordação do passado.
A Psicologia das cores reconhece oito emoções primárias, e cada uma das emoções é representada por uma cor que desempenha assim um papel de influência no comportamento do ser humano.
De acordo com a interpretação dada pela Psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo.
As cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes. E todas têm um significado próprio.
O Azul:
Sensação de calma, serenidade e tranquilidade. Esta cor produz poucos estímulos, o que significa que tem o poder de aumentar a produtividade, sendo comum utilizá-la em ambientes corporativos pois ela representa profissionalismo, estabilidade e segurança. Ao contrário da cor vermelho, o azul tem a capacidade de ajudar a diminuir a pressão cardíaca.
Sentimentos:
Harmonia;
Confiança;
Seriedade;
O Laranja:
Sensação de movimento, excitação, entusiasmo e desejo de ação. Esta cor combina o físico com o emocional, é agradavelmente estimulante e reativa. Remete-nos para sabores agradáveis, infância, e quando utilizada em tons mais escuros sugere estabilidade.
Sentimentos:
Transformação;
Sociabilidade;
Segurança;
O Amarelo:
Sensação de dinamismo, estímulo, conforto e felicidade. É a cor associada ao otimismo, à confiança e à energia, tendo a capacidade de estimular a concentração e o intelecto.
Sentimentos:
Sabedoria;
Otimismo;
Alegria;
O verde:
Sensação de equilíbrio, natureza, paz e saúde. Esta cor representa a estabilidade e a possibilidade, tem um efeito calmante e a capacidade de ajudar a alivar o stress.
Sentimentos:
Perseverança;
Sorte;
Equilíbrio;
O Branco:
Sensação de limpeza, pureza, simplicidade e honestidade. É a cor da inocência, a cor do bem.
Sentimentos:
Transparência;
Paz;
Leveza;
Curiosidade. Sabia que cores estimulantes como o laranja e o amarelo podem redirecioná-lo para a tarefa que tem em mãos caso seja uma pessoa que se distrai facilmente?
Através da junção das cores amarelo e verde, pretendemos ajudá-lo a elevar a sua autoestima através da sabedoria e estímulo do intelecto. A estes sentimentos adicionamos a perseverança, acompanhada de um pouco de sorte e segurança.
Estes sentimentos combinados traduzem-se em todas as possibilidades a nível profissional que as nossas ofertas formativas lhe proporcionam. Já escolheu a sua?