Psicologia positiva na aprendizagem

voltar atrás

Psicologia positiva na aprendizagem

A psicologia positiva na aprendizagem tem a ver com a Educação para a vida e para o bem-estar além de uma aprendizagem dos conteúdos está associada ao bem-estar do docente, potenciando todo o ambiente escolar.

Temas da psicologia positiva na aprendizagem? 

 

A psicologia positiva é o ramo da psicologia que se concentra no desenvolvimento de pontos fortes individuais. Em vez de colocar ênfase nos componentes da doença mental, a psicologia positiva concentra-se em como os eventos positivos na vida de uma pessoa formam a sua identidade (Peterson, 2008).

 

Não descurando os conteúdos e sempre com uma abordagem científica, são trazidos para a aprendizagem temas como:

 

  • Otimismo flexível;
  • Resiliência;
  • Empatia;
  • Inteligência emocional;
  • Auto-regulação.

 

As Escolas são o local onde o futuro está a ser construído. 

 

Se existem estudos e evidências sobre estas temáticas, temos todos o dever de melhorar as experiências na Escola, incluindo estes temas com estratégia. 

 

Há três questões que me têm vindo a deixar inquieto. Vivemos momentos complexos, saindo de uma pandemia e entrando em conflitos armados na Europa. 

 

Com intencionalidade, com espírito prático, penso que todos os que se preocupam com a Educação, devem pensar sobre estas questões:

 

1 -  Será que a psicologia positiva pode ser uma salvação para a aprendizagem?

 

2 - Será que a psicologia positiva é apenas uma moda? 

 

3 - Será que a psicologia positiva apenas se foca no bem-estar do aluno? 

 

 

 

Conheço (bem) os problemas dos Docentes

 

Estes desafios, em sala de aula, passam por:

 

  • captar a atenção dos alunos;
  • manter essa atenção;
  • mobilizar os alunos durante as aulas.

 

 

Além dos Docentes, também os técnicos e os auxiliares de ação educativa, vivem vários desafios

 

Por exemplo:

 

  • Conflitos entre alunos;
  • Bullying;
  • Indisciplinas.

 

 

Será que a psicologia positiva pode ser salvação para os problemas nas Escolas? 

 

A psicologia positiva não é “a salvação” de nada. Mas a psicologia positiva pode realmente ajudar. Eu tenho sentido essas vantagens na prática. A psicologia positiva na aprendizagem faz todo o sentido. 

 

Ao viajar por todo o país para desenvolver ações de sensibilização em Escolas, vou contactando diferentes realidades. Estas ações, também têm como público alvo os alunos de diferentes níveis de ensino (além das formações para docentes). Como fui sentindo uma necessidade cada vez maior de mobilizar os alunos, porque ao longo dos 20 anos parece que tem ficado cada vez mais desafiante, fui-me interessando cada vez mais pela psicologia positiva. 

 

Foi um docente que um dia me disse: “Nas suas sessões, os alunos aprendem melhor!”. Fiquei orgulhoso. Ser professor é das missões e profissões mais exigentes e importantes.

 

Ao chegar a uma Escola, eu tenho a vantagem de ser “uma novidade”. Isso ajuda-me. Mas a psicologia positiva também potencia a minha forma de me relacionar com os alunos. 

 

Se analisarmos o conceito de PERMA, trazido pelo psicólogo Martin Seligman, conhecemos melhor a psicologia positiva e ficamos mais capazes de a utilizar na aprendizagem. 

 

A psicologia positiva na aprendizagem faz a diferença. Ora vejamos:

 

  • Positive emotions (emoções positivas): as sessões têm que ter capacidade de emocionar. Não me refiro ao “agradar por agradar”. Nem ao “seguir o caminho mais fácil”. Pelo contrário. Para emocionar precisamos ter disponibilidade e algum conhecimento da psicologia do aluno. Sabemos que as emoções (positivas) aumentam os recursos intelectuais. 

 

  • Engagement (Engajamento): que estratégias devo usar para manter aqueles alunos envolvidos na sessão? A psicologia positiva também aqui dá um contributo fantástico.

 

  • Relationships (Relacionamentos): como posso melhorar a aprendizagem, colocando-me em relação? Como posso deixar claro que estou preparado para estar, com todas as trocas de afeto que são necessárias?

 

  • Meaning (Significado): precisamos de crianças e jovens que se envolvam em algo superior a eles. A aprendizagem tem a ganhar com a psicologia positiva, porque quando ajudamos o outro a descobrir o significado dos conteúdos e a forma como poderão ser úteis, estamos a ser mais efetivos.

 

  • Accomplishment (Realização): como mostro aos alunos que estão a avançar? Como lhes dou provas de que há um caminho percorrido? A aprendizagem nunca acaba, mas os alunos ficam mais mobilizados quando entendem que atingiram um objetivo.

 

 

Será que a psicologia positiva pode ser uma salvação para a aprendizagem? Pode ajudar. E muito. 

 

Será que a psicologia positiva é apenas uma moda? Apenas para quem não esteja informado. A psicologia positiva é uma certeza e veio para ficar.

 

Será que a psicologia positiva apenas se foca no bem-estar do aluno? Não! Nem isto seria possível. Só há aprendizagens significativas quando todos estão bem. 

 

Os Docentes têm a ganhar uma visão mais concreta sobre o seu próprio bem-estar. Quando pensamos no PERMA, também pensamos em nós. Os 5 elementos do PERMA são alvo de busca pelas pessoas, porque são intrinsecamente motivadores e contribuem para o bem-estar. 

 

Procura mais conhecimento sobre psicologia positiva na aprendizagem? Conheça o Curso em Psicologia Positiva na aprendizagem, onde pode desenvolver competências que auxiliem os alunos a construir emoções positivas de forma a melhorar o desempenho e rendimento escolar.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas. 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Artigo da autoria de:
Alfredo Leite

Especialista em psicologia educacional e desenvolvimento de competências socioemocionais, há 19 anos que Alfredo Leite dinamiza momentos de transformação únicos, dinâmicos e disrutpivos. Mentor do Projeto Mundo Brilhante, é reconhecido nacionalmente pelo seu entusiasmo, sentido prático e sentido de humor. Defende sempre a visão científica como o caminho para a mudança das atitudes e dos comportamentos, nomeadamente através dos princípios da psicologia positiva. Já formou pessoalmente mais de 90.000 pessoas entre alunos, professores, pais, educadores de infância, entre outros, quer em Escolas como em empresas. Entre os seus clientes de Mentoria e Formação estão centenas de pessoas com um objetivo comum: melhorar atitudes e comportamentos através do Autoconhecimento.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.