Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Anatomia Palpatória e Mobilização dos Tecidos Moles tem como objetivo geral:
- Proporcionar aos formandos as competências necessárias para a aplicação e contextualização atual da mobilização dos tecidos moles no tratamento das condições neuro-músculo-esqueléticas.
Objetivos Específicos
Na Formação em Anatomia Palpatória e Mobilização dos Tecidos Moles o aluno deve:
- Identificar e distinguir a anatomia de superfície e palpatória das principais estruturas ósseas, ligamentares, musculares e nervosas, tanto do sistema axial como apendicular;
- Fundamentar a aplicação de técnicas de mobilização dos tecidos moles em contextos clínicos de condições agudas, subagudas e crónicas, reconhecendo os diferentes fenótipos de dor;
- Aplicar técnicas de mobilização dos tecidos moles na coluna, membros superiores e inferiores.
Descrição da Formação
O Curso de Anatomia Palpatória e Mobilização dos Tecidos Moles foi desenvolvido para reforçar e aprofundar os princípios fundamentais da aplicação de técnicas de Terapia Manual, com enfoque na mobilização dos tecidos moles. Ao longo da formação, serão abordadas a anatomia palpatória das estruturas ósseas, ligamentares, musculares e nervosas, tanto axiais como apendiculares. Além disso, será apresentado um enquadramento da Terapia Manual no tratamento contemporâneo das condições neuro-músculo-esqueléticas, com base nos diferentes fenótipos de dor e na melhor evidência científica disponível. O curso inclui ainda a introdução a técnicas manuais de mobilização de tecidos moles, abrangendo abordagens tegumentares, fasciais e musculares, proporcionando aos formandos competências essenciais para a prática clínica.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
- Componente presencial a decorrer nas instalações do Instituto CRIAP - Porto.
Requisitos da modalidade presencial:
- Computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
- Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento
- Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários
- Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos
- Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo.
Requisitos técnicos da modalidade live streaming (online):
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima em pelo menos 75% da duração do plano curricular;
Teste de avaliação sumativa (100%);