Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Dinâmicas de Grupo para Idosos tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas otimizadoras das dinâmicas e atividades de grupo com pessoas adultas mais velhas durante as várias fases: planeamento, desenvolvimento, monitorização, avaliação e registo de atividades.
Objetivos Específicos
Na Formação em Dinâmicas de Grupo para Idosos o aluno deve:
- Definir as bases e os elementos-chave nas intervenções não farmacológicas com idosos;
- Caracterizar as funções cognitivas e alterações associadas ao envelhecimento;
- Descrever o conceito de neuroplasticidade enquanto pressuposto fundamental em intervenções não farmacológicas;
- Enumerar, diferenciar e aplicar estratégias e técnicas de comunicação com a pessoa adulta mais velha;
- Explorar boas práticas para a promoção do envolvimento e participação da pessoa adulta mais velha em atividades;
- Caracterizar os processos, estratégias e cuidados no planeamento, desenvolvimento, monitorização, avaliação e registo de atividades.
Descrição da Formação
O Curso em Dinâmicas de Grupo para Idosos permite adquirir conhecimentos e estratégias sobre intervenções não farmacológicas, que irão facilitar a criação, organização e dinâmica de grupos de pessoas adultas mais velhas. Para além disso, irá promover competências ao nível do planeamento, desenvolvimento, monitorização, avaliação e registo de atividades.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).