Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Enfermagem em Orto-Traumatologia tem como objetivos gerais:
- Dotar os enfermeiros de conhecimentos e competências para a prestação de cuidados ao doente orto-traumatológico;
- Descrever os princípios gerais em ortopedia e traumatologia, cuidados a doentes de trauma, imobilizações, complicações frequentes e a integração do familiar cuidador no processo de recuperação, com uma forte ênfase na prática baseada em evidência.
Objetivos Específicos
Na Formação em Enfermagem em Orto-Traumatologia o aluno deve:
- Reconhecer a anatomia e fisiologia do sistema musculo-esquelético e as principais patologias ortopédicas;
- Aplicar cuidados no pré-operatório e intraoperatório, incluindo a gestão de sinais e sintomas;
- Implementar cuidados pós-operatórios, incluindo a gestão de feridas cirúrgicas e drenos;
- Identificar os tipos de trauma musculo-esquelético e os cuidados apropriados para o tratamento conservador ou cirúrgico;
- Aplicar técnicas de mobilização segura e realizar demonstrações práticas sobre imobilizações em trauma;
- Monitorizar e intervir na prevenção e tratamento de complicações comuns, como Síndrome Compartimental e infeções;
- Descrever a importância de orientar o familiar cuidador na preparação para a alta e nas estratégias de prevenção de quedas e cuidados pós-operatórios;
- Aplicar práticas baseadas em evidência, utilizando as mais recentes tecnologias e orientações clínicas em ortopedia e traumatologia.
Descrição da Formação
A prática clínica em ortopedia e traumatologia apresenta desafios substanciais aos enfermeiros, exigindo não só conhecimentos técnicos e científicos atualizados, mas também competências clínicas especializadas para o cuidado de doentes com patologias musculo-esqueléticas agudas e crónicas. À medida que a complexidade dos casos aumenta, os enfermeiros atuam em diversos contextos, como serviços hospitalares, cuidados de saúde primários, unidades de cuidados continuados e ERPI’s. Assim, é fundamental investir na capacitação contínua dos profissionais, garantindo uma assistência segura, qualificada e baseada em evidência. A ortopedia e a traumatologia englobam uma vasta gama de condições que afetam a mobilidade, a funcionalidade e a qualidade de vida dos doentes. O enfermeiro desempenha um papel central na avaliação, diagnóstico e planeamento das intervenções, sendo crucial para a recuperação e para a manutenção da autonomia funcional. Além disso, o constante avanço médico e científico nesta área, aliado ao aumento da prevalência das doenças musculo-esqueléticas e à maior longevidade da população, exige uma atualização constante dos profissionais de enfermagem. O Curso de Enfermagem em Orto-Traumatologia: Cuidados ao Doente Orto-Traumatológico surge com o intuito de suprir a necessidade de formação contínua, oferecendo aos enfermeiros os conhecimentos teóricos e práticos necessários para garantir cuidados eficazes e de qualidade, alinhados com as melhores práticas baseadas em evidência.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).