Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Ergonomia e Fisioterapia no Trabalho tem como objetivos gerais:
- Promover a compreensão dos fundamentos e das contribuições da Ergonomia da Atividade para a análise das situações de trabalho, capacitando os fisioterapeutas para reconhecerem a complexidade das condições laborais e os seus impactos na saúde dos trabalhadores;
- Adquirir uma visão integrada global sobre o trabalho real, distinguindo-o do trabalho prescrito, compreendendo as dimensões individuais e coletivas da atividade, bem como a carga de trabalho, de forma a fundamentar intervenções mais eficazes em contextos de Fisioterapia do Trabalho.
Objetivos Específicos
Na Formação em Ergonomia e Fisioterapia no Trabalho o aluno deve:
- Aplicar os princípios da Ergonomia da atividade na atuação da Fisioterapia do Trabalho para analisar uma situação de trabalho;
- Identificar corretamente a diferença entre o que é o trabalho prescrito e o trabalho real, ao olhar para uma atividade de trabalho indicada para análise;
- Caracterizar os conceitos centrais da Ergonomia da atividade: modos operatórios, dimensão individual, dimensão coletiva da atividade e carga de trabalho;
- Planear as observações das situações de trabalho com o objetivo de identificar os principais condicionantes da atividade e estabelecer correlações sobre a saúde do trabalhador;
- Relacionar os princípios ergonómicos com as estratégias de intervenção fisioterapêutica na prevenção e reabilitação de lesões relacionadas com o trabalho.
Descrição da Formação
Num contexto de crescente prevalência de doenças relacionadas com o trabalho, a intervenção do fisioterapeuta exige competências específicas para compreender a complexidade das situações laborais. Esta formação tem como objetivo capacitar os profissionais para aplicarem os princípios da Ergonomia da Atividade na análise das situações de trabalho, contribuindo para intervenções mais eficazes na prevenção e no tratamento das patologias músculo-esqueléticas.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).