Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Intervenção Clínica com o Bebé e a Família tem como objetivos gerais:
- Capacitar os formandos para desenvolver competências de observação e intervenção no contexto neonatal, o mais precoce possível;
- Aprofundar conhecimentos no campo da Psicologia Neonatal;
- Integrar teoria e prática a partir de uma abordagem psicodinâmica, pautada numa visão transdisciplinar;
- Adquirir/desenvolver conhecimentos sobre modelos conceptuais, perspetiva da constituição psíquica do bebé e desenvolvimento nos cuidados centrados no bebé e na família;
- Refletir sobre condutas éticas e humanizadas.
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção Clínica com o Bebé e a Família o aluno deve:
- Promover o conhecimento neonatal do ponto de vista clínico;
- Articular uma visão do tripé: constituição psíquica, desenvolvimento e crescimento do bebé humano;
- Ampliar o olhar acerca do bebé e da família;
- Promover o conhecimento aprofundado acerca do bebé de risco numa perspetiva da Psicologia;
- Apresentar o processo de seguimento do bebé e da família após a alta hospitalar;
- Apontar alguns instrumentos para avaliação do bebé em risco psíquico;
- Discutir a complexidade do conceito de parentalidade no processo de se tornar mãe e pai;
- Refletir sobre os aspectos psicológicos da perda neonatal e sobre a importância do desenvolvimento de estratégias e práticas de intervenção, que visam promover uma melhor adaptação parental à perda neonatal;
- Apresentar uma perspetiva ética e humanizada de atendimento no contexto neonatal;
- Abordar o trabalho transdisciplinar.
Descrição da Formação
A Neonatologia como uma subespecialidade da Medicina, que se ocupa dos cuidados médicos ao recém-nascido, tem vindo a adquirir, rapidamente, características transdisciplinares. Neste sentido, torna-se imprescindível reconhecer a importância de reunir conhecimento teórico e prático de outras áreas da saúde, de modo a melhorar a qualidade dos cuidados neonatais. Neste seguimento, o conhecimento integrado da Psicologia neonatal evidencia a necessidade da compreensão do bebé como um ser ativo, que busca o outro e o entorno, e estabelece comunicação intencionalmente, desde sempre. Não há dúvidas de que a saúde e o processo para o desenvolvimento biológico de recém-nascidos, principalmente daqueles nascidos prematuramente, dependem de cuidados médicos. Contudo, certamente o crescimento, desenvolvimento e a constituição psíquica de esses bebés estão atreladas ao envolvimento dos pais e da família no cuidado. Cada vez mais, os estudos apontam uma correlação entre a saúde mental e a qualidade das experiências iniciais de vida, sendo que determinadas patologias parecem ser resultantes de sofrimentos que ocorrem nesse período. Portanto, é fundamental o estabelecimento de estratégias de atuação que tenham como alvo de atenção as primeiras experiências associadas a práticas que envolvam a família, promovam o laço e a capacitação parental, considerando que o bebé se constitui e se desenvolve na interação. Esta Formação Avançada em Clínica Transdisciplinar do Bebé e da Família em Contexto Hospitalar tem uma abordagem transdisciplinar e da Psicologia contemporânea, sendo uma mais-valia ao nível curricular para finalistas de Licenciatura, Mestrado, Pós-Graduação, Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).