Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Intervenção Multidisciplinar na Adolescência tem como objetivos gerais:
- Compreender o impacto das emoções digitais e reais no desenvolvimento emocional dos adolescentes;
- Reconhecer sinais e fatores de risco da ansiedade na adolescência;
- Identificar dinâmicas sociais como pressão, validação e identidade digital;
- Debater o impacto dos videojogos, redes sociais e hábitos de sono na saúde mental juvenil;
- Desenvolver estratégias práticas de intervenção e de apoio para adolescentes.
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção Multidisciplinar na Adolescência o aluno deve:
- Distinguir os tipos de ansiedade que afetam os adolescentes, reconhecendo sinais precoces e estratégias de abordagem;
- Compreender o conceito de emoções digitais e os seus impactos na expressão emocional e desenvolvimento empático dos jovens;
- Analisar o papel da validação social digital na construção da identidade adolescente e nas dinâmicas de pertença;
- Avaliar os riscos e benefícios dos videojogos na saúde emocional, distinguindo comportamentos saudáveis de padrões de dependência;
- Identificar os efeitos da utilização excessiva de ecrãs nos padrões de sono e no bem-estar emocional juvenil;
- Refletir sobre o papel dos adultos como referências seguras, promovendo comunicação empática, escuta ativa e apoio emocional;
- Aplicar estratégias práticas de intervenção, adaptadas a contextos educativos, clínicos e familiares, com base na análise de casos.
Descrição da Formação
A adolescência é uma fase marcada por profundas transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Neste período, os jovens constroem a sua identidade, estabelecem vínculos sociais mais complexos e experimentam uma maior autonomia. O avanço das tecnologias e a presença constante dos ecrãs no nosso dia-a-dia, veio transformar radicalmente as formas de comunicar, socializar e expressar emoções, criando uma nova paisagem emocional e social com impactos significativos no bem-estar dos adolescentes. As redes sociais, os videojogos e os meios digitais, introduziram novas formas de validação, comparação social e exposição, ao mesmo tempo que desafiam o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real. É também crescente a evidência científica que aponta para a associação entre o uso excessivo de tecnologias, perturbações do sono, aumento de níveis de ansiedade, depressão e dificuldades na gestão emocional. Neste contexto, pais, educadores e profissionais de saúde enfrentam o desafio de compreender esta nova linguagem emocional e digital, assim como de desenvolver competências para apoiar os adolescentes na construção de uma relação mais saudável com os meios digitais. Esta formação procura responder a essa necessidade, promovendo conhecimento, reflexão crítica e estratégias práticas de intervenção.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Intervenção Multidisciplinar na Adolescência o formando ficará habilitado a exercer funções ao nível das seguintes áreas: medicina: pediatras, psiquiatras, pedopsiquiatras, medicina geral e familiar, enfermagem, psicologia: clínicos e educacionais e educação. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).