Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Enfermagem em Traumatologia tem como objetivo geral:
- Capacitar os formandos a reconhecer e priorizar intervenções em vítimas de trauma, compreendendo a epidemiologia, os mecanismos e a referenciação do trauma, assim como as abordagens adequadas em cada fase, desde o atendimento pré-hospitalar até à receção e tratamento no bloco operatório e nos cuidados intensivos.
Objetivos Específicos
Na Formação em Enfermagem em Traumatologia o aluno deve:
- Caracterizar os mecanismos de lesão e a epidemiologia do trauma;
- Aplicar metodologias de abordagem como PHTLS, ITLS, ATLS e ABCDE no atendimento à vítima de trauma;
- Diferenciar cuidados no transporte aéreo e terrestre;
- Realizar intervenções em sala de emergência e bloco operatório;
- Garantir acessos vasculares e reposição de fluidos com segurança;
- Utilizar a ecografia FAST no diagnóstico do trauma;
- Realizar manobras de suporte avançado de vida em situações de PCR traumática;
- Aplicar cuidados em vítimas com traumatismos cranioencefálicos, maxilofaciais, vértebro-medulares, torácicos-abdominais, geniturinários e das extremidades;
- Gerir incidentes de exceção, incluindo situações NRBQ (nucleares, radiológicas, biológicas e químicas) e descontaminação.
Descrição da Formação
Este curso oferece uma visão global sobre a gestão da vítima de trauma, abordando todas as etapas do atendimento, desde a emergência pré-hospitalar até aos cuidados intensivos. A formação inclui tanto conhecimento teórico como prático, permitindo que os participantes adquiram competências para atuar eficazmente nas diferentes fases do tratamento do trauma.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua (10%);
Execução de atividades (20%);
Avaliação sumativa modular (70%).