Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Avaliação e Intervenção na Gaguez Infantil tem como objetivo geral:
- Desenvolver conhecimentos práticos no âmbito da avaliação e intervenção nas perturbações de fluência infantil.
Objetivos Específicos
Na Formação em Avaliação e Intervenção na Gaguez Infantil o aluno deve:
- Identificar as bases neurobiológicas da gaguez;
- Explorar as novas descobertas da ciência sobre as perturbações de fluência;
- Aplicar os protocolos específicos de avaliação da gaguez;
- Planear um protocolo terapêutico nos casos de gaguez infantil.
Descrição da Formação
Apesar dos avanços científicos na área, ainda existem muitas conceções erradas acerca desta perturbação, seja da população em geral, ou dos próprios terapeutas da fala, que por vezes, não sentem confiança nas suas competências clínicas para a realização de um diagnóstico adequado e por conseguinte uma intervenção competente e eficaz. Neste sentido o presente curso pretende apresentar práticas eficazes ao nível da avaliação e intervenção terapêutica na gaguez infantil.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.