Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Violência nas Relações de Intimidade tem como objetivo geral:
- Compreender e intervir em formas não tradicionais de violência nas relações de intimidade, adquirindo conhecimentos sobre os desafios da avaliação e os modelos de intervenção adequados a diferentes populações.
Objetivos Específicos
Na Formação em Violência nas Relações de Intimidade o aluno deve:
- Identificar diferentes formas de violência nas relações de intimidade, incluindo violência contra homens, violência LGBTQI+ e violência bidirecional;
- Compreender as barreiras institucionais e sociais que dificultam a identificação e o apoio a estas vítimas;
- Aplicar modelos de avaliação que considerem a diversidade das vítimas;
- Explorar estratégias de intervenção eficazes e adaptadas a cada realidade específica;
- Integrar conhecimentos sobre estas formas de violência na sua prática profissional, promovendo uma resposta mais inclusiva e eficaz.
Descrição da Formação
A violência nas relações de intimidade é frequentemente associada a mulheres heterossexuais como vítimas e homens como agressores. No entanto, a violência pode assumir formas não convencionais, afetando homens, pessoas LGBTQI+ e casais onde a violência é bidirecional. Estes casos apresentam especificidades que são muitas vezes invisibilizadas pelos sistemas de apoio e justiça, dificultando o acesso das vítimas a respostas adequadas.
Este curso oferece uma visão abrangente sobre a diversidade das vítimas de violência nas relações de intimidade, explorando os desafios da avaliação, as barreiras à denúncia e os modelos de intervenção mais adequados a estas populações. Destina-se a dotar profissionais das áreas social, jurídica e da saúde de conhecimentos e ferramentas para avaliar e intervir junto de vítimas e ofensores em contextos muitas vezes desconsiderados nos modelos tradicionais de intervenção.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em XXX o formando ficará habilitado a exercer funções de compreender e atuar sobre as diferentes formas de violência nas relações de intimidade, indo além do modelo tradicional vítima-agressor, desenvolver estratégias de avaliação e intervenção adaptadas a diferentes grupos, incluindo vítimas LGBTQI+, homens vítimas de violência e casais com violência bidirecional e aplicar conhecimentos na sua prática profissional em contextos como centros de apoio a vítimas, instituições de justiça, serviços sociais, unidades de saúde mental e projetos comunitários. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).