Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O CCP visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, aplicáveis na sua prática.
Objetivos Específicos
No CCP Formador os futuros formadores deverão ser capazes de:
- Avaliar o perfil do papel do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal;
- Caraterizar os contextos/sistemas da formação profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação e instrumentos de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa.
Descrição da Formação
O Curso de Formação de Formadores, homologado pelo IEFP, permite o acesso ao CCP - Certificado de Competências Pedagógicas, indispensável para o exercício da atividade de Formador. Mais do que desenvolver competências pedagógicas, este curso de formação de formadores permite desenvolver competências pessoais e sociais tais como aperfeiçoar a comunicação e a habilidade para falar em público, a assertividade, a capacidade de liderança e gestão de conflitos, entre outras. Na sua essência, é um curso extremamente enriquecedor não só a nível profissional como também a nível pessoal.
A formação de formadores decorrerá em formato b-learning e tem uma duração de 90 horas (34 horas presenciais em sala de aula, 7 horas síncronas em sala virtual e 49 horas em regime de e-learning que decorre em formato de auto-estudo).
Acreditação da OPP
45 créditos nas especialidades gerais de Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação Pedagógica Inicial de Formadores o formando ficará habilitado a exercer funções de formador no âmbito da sua área de expertise.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Esta formação confere a atribuição do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, permitindo acesso à atividade de Formador Certificado. De acordo com a portaria nº 214/2011 de 30 de maio, a emissão do Certificado de Competências Pedagógicas é da responsabilidade do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, sendo feita de forma automática e por via eletrónica através do Portal NetForce, após:
- O registo e validação das classificações finais dos candidatos que obtiveram aproveitamento, pela entidade onde se realizou a formação ou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pedagógicas;
- A realização do pagamento inerente aos encargos de emissão do Certificado de Competências Pedagógicas, pelos formandos de acordo com previstos no 11º Artigo.
Considerando que esta formação, na nossa entidade, é também acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses [OPP], os formandos psicólogos obterão um certificado emitido pelo Instituto CRIAP com a informação dos créditos correspondentes.
Não obstante do disposto nas alíneas anteriores, é disponibilizado o certificado de conclusão, emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é um documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
Em conformidade com a Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio, o procedimento de Certificação de Competências Pedagógicas de formador (CCP), tem implícito uma taxa administrativa, a cobrar pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), em Portugal Continental, no valor de 50 euros.
Em conformidade com a Portaria n.º 286/2016, de 28 de julho, na sua atual redação, a emissão dos Certificados de Competências Pedagógicas, tem implícito uma taxa administrativa, a cobrar pelos serviços prestados pelo Instituto para a Qualificação, IP-RAM (Região Autónoma da Madeira), no valor de 25 euros.
Metodologia de Ensino
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores assenta numa metodologia ativa, com contexto de prática simulada e de reflexão pessoal. Terá como recurso o suporte audiovisual e a participação ativa do aluno. Versará a apresentação e discussão de temas específicos nas áreas propostas, bem como o apoio ao trabalho do discente;
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som, webcam e com ligação à internet
- Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento
- Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários
- Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos
- Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
A avaliação desta ação decorrerá em três momentos:
Avaliação inicial (no início da formação): avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação);
Avaliação final (no final da formação): avaliação sumativa (perfil de saída);
Assistência e participação, mínima, obrigatória de 95%. A frequência na ação de formação reveste-se como de participação obrigatória uma vez que se apoia em métodos ativos, ou seja, apela sistematicamente à demonstração prática da mobilização das competências-chave.