Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Terapêutica Inalatória tem como objetivo geral:
- Capacitar os formandos para o ensino e treino da técnica inalatória, promovendo uma prática segura e eficaz no uso dos dispositivos inalatórios.
Objetivos Específicos
Na Formação em Terapêutica Inalatória o aluno deve:
- Conhecer os diferentes dispositivos inalatórios e as suas características;
- Identificar erros comuns na técnica inalatória e como corrigi-los;
- Compreender os fatores que influenciam a adesão dos pacientes à terapêutica inalatória;
- Aplicar estratégias de ensino para melhorar a utilização correta dos dispositivos inalatórios pelos pacientes.
Descrição da Formação
A terapêutica inalatória é um pilar fundamental no tratamento de doenças respiratórias, como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e bronquiectasias. A administração de medicamentos por via inalatória permite que o fármaco atinja diretamente os pulmões, proporcionando alívio rápido dos sintomas e reduzindo os efeitos colaterais sistémicos. No entanto, a efetividade da terapêutica inalatória depende de diversos fatores, incluindo a técnica de inalação utilizada, o tipo de dispositivo inalatório e a adesão do paciente ao tratamento. Este workshop foi desenvolvido com o intuito de capacitar os profissionais de saúde, oferecendo uma abordagem prática sobre os dispositivos inalatórios disponíveis, técnicas de inalação adequadas e estratégias para melhorar a adesão ao tratamento, visando otimizar a terapêutica inalatória e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão o Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
- Assistência e participação mínima em 100 % da duração das sessões síncronas.