Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Gestão Urbana de Animais Errantes tem como objetivos gerais:
- Capacitar os formandos para conceptualizar, planear, dinamizar planos e programas de controlo ético da população de animais errantes;
- Enquadrar jurídica e eticamente a gestão de animais errantes, nomeadamente no que respeita ao controlo populacional bem como as competências nesta matéria.
Objetivos Específicos
Na Formação em Gestão Urbana de Animais Errantes o aluno deve:
- Explorar os principais instrumentos legislativos aplicáveis a este domínio, através da consulta e interpretação dos diplomas legais aplicáveis;
- Identificar as vantagens e as desvantagens de ser concebida uma estratégia de controlo populacional e de regulamentação para a convivência de pessoas e animais, em espaço público, através de métodos de análise locais que permitam aferir as necessidades (métodos estatísticos, inquéritos etc.);
- Caracterizar as boas práticas e limitações éticas e legislativas aplicáveis a todas as decisões e estratégias adotadas;
- Operacionalizar de forma prática as competências centrais e municipais, em termos de bem-estar animal, conjugando-as com as competências em saúde pública, higiene urbana e ambiente.
Descrição da Formação
Esta formação permite aos formandos conhecer o atual enquadramento jurídico aplicável no domínio da gestão das populações de animais errantes, bem como as competências autárquicas e centrais nesta matéria e o papel do cidadão e das associações e organizações zoófilas.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão o Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
- Assistência e participação mínima em 100 % da duração das sessões síncronas.