Cibersegurança: o Papel da Inteligência Artificial no Combate ao Crime

voltar atrás

Cibersegurança: o Papel da Inteligência Artificial no Combate ao Crime

Descubra como o crescimento exponencial da Inteligência Artificial está a revolucionar a área da cibersegurança e qual o papel desta ferramenta poderosa no combate ao crime.

A Cibersegurança é um tema que tem estado em destaque nos últimos tempos, mas mais do que uma tendência, esta área é uma necessidade imperativa para a segurança dos cidadãos e das empresas.
 
A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma ferramenta poderosa para a Cibersegurança, na proteção, investigação e prevenção contra ameaças e crimes digitais.
 
Descubra em detalhe como é que a IA está a transformar a Cibersegurança e a área criminal em Portugal.
 
 

O que é a Cibersegurança?

 
Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança – Portugal (CNCS), o termo Cibersegurança tem vindo a sofrer várias alterações devido, em grande parte, à própria transformação digital.
 
A Cibersegurança refere-se ao conjunto de tecnologias, processos, medidas e ações projetadas para detetar, monitorizar, corrigir e proteger redes, dispositivos e sistemas de informação de ataques e ameaças a que estão expostos.
 
O objetivo da Cibersegurança é, no fundo, assegurar a integridade, confidencialidade e segurança de dados de cidadãos e organizações na utilização das tecnologias digitais.
 
 

Tipos de Cibersegurança

 
Existem vários tipos de Cibersegurança, cada um focado em diferentes aspetos de segurança digital, nomeadamente:
 
  • A segurança de rede, que protege a infraestrutura de rede de ameaças.
     
  • A segurança de aplicações, focada na proteção de softwares e aplicações contra ameaças digitais.
     
  • A segurança de informações, que protege a integridade e a privacidade dos sistemas de informações.
     
  • A segurança operacional, relacionada com processos e decisões para a gestão e proteção dos ativos de dados.
 
 

O cenário atual da Cibersegurança no mundo

 
Atualmente, o cenário da Cibersegurança no mundo apresenta um panorama complexo e desafiador.
 
Com a crescente sofisticação dos cibercriminosos e o constante desenvolvimento tecnológico, os ataques cibernéticos tornaram-se mais frequentes e perigosos.
 
Este cenário exige uma constante vigilância, formação contínua dos profissionais e a adaptação das estratégias de segurança para combater ameaças emergentes.
 
 

A Cibersegurança em Portugal

 
A Cibersegurança é uma preocupação crítica em Portugal, à medida que as infraestruturas digitais do país crescem e se tornam cada vez mais interconectadas.
 
Empresas, instituições governamentais e indivíduos no geral enfrentam diariamente ameaças como ataques de hackers, ransomware, phishing e muito mais. 
 
 

Cibersegurança e Inteligência Artificial

 
A Inteligência Artificial surgiu como uma aliada valiosa da Cibersegurança, na defesa contra as ameaças e cibercrimes mais comuns.
 
Através da IA, é possível detetar padrões de comportamento suspeitos, prever ataques e responder rapidamente a ameaças. Além disso, a IA contribui para a análise forense digital, uma vez que contribui para a investigação de cibercrimes através de técnicas avançadas de processamento de dados e reconhecimento de padrões.
 
  • Identificação avançada de ameaças: Os sistemas de IA podem analisar grandes volumes de dados em tempo real para identificar padrões suspeitos, permitindo uma identificação mais rápida de ameaças.
     
  • Prevenção de fraudes: Em setores como bancos e e-commerce, a Inteligência Artificial é capaz de analisar o comportamento do utilizador e identificar transações fraudulentas, protegendo assim as finanças e a privacidade dos cidadãos.
     
  • Análise comportamental: A IA é capaz de analisar o comportamento de utilizadores e dispositivos para identificar padrões e atividades maliciosas, mesmo quando “mascaradas”.
     
  • Resposta autónoma: Sistemas de Inteligência Artificial conseguem responder automaticamente a ameaças, isolando os sistemas comprometidos e minimizando os seus danos.
 
 

A Inteligência Artificial na Investigação Criminal

 
Além de ser uma ótima aliada da Cibersegurança, a IA também tem um papel fundamental na investigação geral de crimes digitais em Portugal:
 
  • Análise de evidências digitais: A Inteligência Artificial pode analisar grandes quantidades de provas digitais, desde registos de chamadas ou de atividades em redes sociais, e-mails e mensagens, para ajudar a reconstruir eventos e identificar possíveis suspeitos.
     
  • Reconhecimento de padrões: Os algoritmos de IA podem ser utilizados para identificar padrões em dados relacionados a crimes, como localizações ou modus operandi.
     
  • Tradução de idiomas: Num país com múltiplos idiomas, a Inteligência Artificial pode ajudar a traduzir evidências em diferentes idiomas.
     
  • Previsão de crimes: A IA é capaz de analisar dados históricos e prever áreas de maior risco de criminalidade, permitindo assim que a polícia aloque recursos de maneira mais eficaz.
 
 

O futuro da Cibersegurança e da investigação criminal

 
Portugal, como muitos outros países, enfrenta desafios significativos no campo da Cibersegurança.
 
Espera-se que as agências de segurança adotem cada vez mais soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a eficácia das investigações criminais e reforçar a Cibersegurança nacional. O futuro aponta para uma maior integração de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial, na luta contra o cibercrime.
 
Mas, embora a Inteligência Artificial ofereça benefícios substanciais, a sua utilização na Cibersegurança e na área criminal também traz desafios éticos e legais. Questões de privacidade, uso inadequado de dados e discriminação algorítmica precisam de ser abordadas através de regulamentações sólidas.
  
O investimento em formação contínua de profissionais nesta área é igualmente fundamental para garantir que a IA e a Cibersegurança beneficiem a sociedade como um todo.
 
 

Cibersegurança: Curso

 
Pretende aprofundar os seus conhecimentos nesta área? Descubra a Especialização Avançada em Inteligência Artificial e Cibersegurança na Área Criminal.
 
Com a Coordenação Cientifica da Professora Inês dos Santos, este curso de Cibersegurança dota os participantes de competências para atuar efetivamente na proteção de sistemas e na aplicação de técnicas avançadas de Inteligência Artificial em criminologia.
 
É uma formação que abre portas para carreiras promissoras num campo de grande expansão.

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.