Cibersegurança em Portugal

voltar atrás

Cibersegurança em Portugal

A pesquisa de segurança atual mostra que a maioria das empresas tem dados inseguros e práticas de segurança cibernética medíocres.

Cibersegurança o que é?

 

A cibersegurança é a prática de proteger redes, sistemas e qualquer outra infraestrutura digital contra-ataques maliciosos. "CIA" é frequentemente utilizado para representar os três pilares da cibersegurança.

 

Confidencialidade - Manter os seus dados secretos e garantir que apenas as pessoas autorizadas podem aceder.

 

Integridade - Garantir que as suas informações permanecem intactas e que ninguém insere, modifica ou elimina os seus dados sem a sua permissão.

 

Acesso - Garantir que pode aceder às suas informações e sistemas quando precisar.

 

 

Centro Nacional de Cibersegurança

 

Recentemente, o CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança lançou um relatório onde apresenta o estado da cibersegurança no nosso país.

 

A edição de 2022 do Relatório Cibersegurança em Portugal - Riscos e Conflitos analisa os principais incidentes de cibersegurança e indicadores de cibercrime, bem como os agentes de ameaça, no ciberespaço de interesse nacional e as grandes tendências nacionais e internacionais.

 

Numa análise global, este relatório indica que:

 

  • Mantém-se a tendência de aumento do volume de incidentes de cibersegurança e de cibercrimes
  • As ciberameaças dominantes em Portugal durante o ano de 2021 foram o phishing/smishing/vishing;
  • Os agentes de ameaça mais relevantes no ciberespaço de interesse nacional em 2021 com tendência de persistência em 2022 foram os cibercriminosos e os atores estatais;

 

Para 2022/2023 são identificadas como principais tendências a propensão para uma maior intervenção de atores estatais, a persistência do uso das fragilidades do fator humano, violações de dados relativas a credenciais de acesso e exploração de vulnerabilidades e as tecnologias móveis.

 

O contexto internacional atual, muito marcado pelo conflito na Ucrânia cria dinâmicas de escala no ciberespaço de interesse nacional:

 

  • O Centro Nacional de Cibersegurança registou um aumento de 26% no número de incidentes de Cibersegurança;
  • Os setores mais afetados pelos incidentes registados foram a Banca, as Infraestruturas Digitais e os Prestadores de Serviços de Internet
  • O número de crimes relacionados com a informática registados pelas autoridades policiais cresceu 6% face ao ano anterior
  • A percentagem de crimes relacionados com a informática em relação ao total de crimes registados em Portugal cresceu para 7,8% em 2021 (DGPJ).

 

Em 2021, o phishing e outros tipos de burla online continuam a ser os tipos de criminalidade mais denunciados. Verifica-se ainda uma subida de 40% no número de processos de atendimento e apoio registados pela Linha Internet Segura em 2021 face ao ano anterior (APAV).

 

 

Curso em Cibersegurança

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre cibersegurança? Descubra a Especialização Avançada em Cibersegurança e Cibercrime com a coordenação cientifica do Professor Rogério Bravo, Inspetor-chefe da Polícia Judiciária, responsável pelo combate à criminalidade informática.

 

Artigo da autoria de:
Luísa Azevedo

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.