Coaching Educativo e o Sucesso Escolar

voltar atrás

Coaching Educativo e o Sucesso Escolar

Atualmente, entender o sucesso escolar, não é o mesmo que entendê-lo há décadas atrás. Para hoje entendermos o sucesso escolar, necessitamos de um novo olhar sobre os sujeitos em aprendizagem - um olhar mais holístico, mais sistémico e mais global. Também é entender que o sucesso pode e deve ser medido pelo nível de felicidade e satisfação que as crianças e jovens têm relativamente à aprendizagem e à vida.

Definição de sucesso escolar

 

O sucesso não pode ser medido apenas com recurso a uma avaliação quantitativa. As crianças e jovens não são as suas notas, nem os seus resultados. Os seus sucessos e/ou insucessos não podem, nem devem ser medidos pela capacidade de armazenamento e memória que utilizam durante uma prova.

Este novo olhar, obrigar-nos a alterar significativamente a forma de ensinarmos, isto porque hoje, mais do que nunca, são valorizadas as Aprendizagens Essenciais com base no Perfil do Aluno/a à Saída da Escolaridade Obrigatória e isso vem reforçar os 4 Pilares da Educação da UNESCO:

  • Saber-Conhecer;
  • Saber-Fazer;
  • Saber-Ser;
  • Saber Viver Com os Outros.

 

Novo olhar sobre o coaching educativo

 

Aprender é mais do que ouvir e reproduzir, através da escrita, o que se ouve. Há uma urgência em transformarmos o velho modelo Instrucionista (em que a aprendizagem está centrada no professor), para o novo modelo – o da Aprendizagem e Comunicação (em que o centro é a relação professor-aluno). E é aqui que o Coaching Educativo surge como uma excelente ferramenta de transformação da educação e reconfiguração do perfil do/a professor/a.

O paradigma da Aprendizagem e Comunicação, vem reforçar a Pedagogia da Pergunta que nos sugeria Paulo Freire, uma vez que saber perguntar é uma arte e esta tem o dom de provocar, da parte do outro, a recuperação de informação, acesso a novos quadros de referência e recurso, acesso a novas estratégias e soluções, reforço das aprendizagens e da responsabilidade pessoal e permite ações e mudanças das circunstâncias que originam resultados indesejados.

Sócrates acreditava que todas as pessoas têm dentro de si a capacidade ou potencial suficiente para poderem descobrir as respostas por si mesmas. E é talvez esta a forma mais simples de olhar para o Coaching Educativo e, por conseguinte, para o papel do Coach-Professor.

 

Coach-Professor

 

O Coach-Professor, é aquele que, através de perguntas poderosas, é um guia, um tutor e um designer educacional. É aquele que proporciona a descoberta dos talentos, das habilidades, da compreensão do mundo, bem como a consciência de crenças pessoais (que limitam ou potenciam) as ações das suas crianças e jovens e é aquele que reconhece o poder e a importância da educação emocional na aprendizagem e o quanto as emoções estão inteiramente ligadas aos sucessos/resultados individuais de cada um.

Este novo professor, é aquele que não dando resposta, faz perguntas que convidam à pesquisa e à curiosidade (fomentando a autonomia), é aquele que potencia as capacidades e potencialidades dos vários sujeitos em aprendizagem e os apoia na definição de objetivos claros, mensuráveis, específicos, acionáveis, realistas e temporais. É aquele que acredita, tal como Sócrates, que as crianças e jovens têm dentro de si tudo o que necessitam para atingirem os seus sucessos/objetivos e de forma individualizada e não por comparação. É também aquele que promove o autoconhecimento e a reflexão crítica sobre o outro, o mundo e as coisas.

Portanto, a função primordial do Coaching Educativo é ajudar todos os que participam do processo de aprendizagem (incluindo o/a próprio/a professor/a) a ampliar a sua visão do mundo para que sejam capazes de observar as situações em que vivem e os acontecimentos que experimentam e possam tornar o mundo, num lugar melhor.

 

 

Procura mais conhecimento sobre coaching educativo? Conheça o Curso Avançado em Coaching e o Sucesso Escolar, onde pode desenvolver competências ao nível das ferramentas do Coaching e da importância de reconfiguração da prática profissional do papel do educador.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas. 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

Artigo da autoria de:
Daniela Laranjeira

Pós-graduada em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, pelo Instituto Português de Psicologia. Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto. Possui Certificação em Programação Neurolinguística pela International Trainers Academy of NLP e LifeTraining; Certificação em Coaching pela EAPPT - European Association of Peak Performance Trainers e LifeTraining e Certificação como Assistente Montessori 3-6 anos, pela AMI (Association Montessori International). Desempenha funções como Educadora Social na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos há 14 anos, intervindo com jovens dos 15 aos 25 anos que se encontram em situação de abandono precoce de educação e formação. Participa/participou em inúmeros projetos internacionais com ênfase em métodos criativos e inovadores no trabalho com jovens vulneráveis e papel no ‘Novo’ educador. Desde 2020 que gere um projeto de Podcast intitulado de “Faces da Educação”, um projeto onde convida pedagogos, educadores, professores e outros agentes de educação que desenvolvem projetos de inovação pedagógica em pleno respeito pelo desenvolvimento das crianças e jovens.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.