Promoção das competências socioemocionais

voltar atrás

Promoção das competências socioemocionais: Chaves para a saúde mental e bem-estar

No complexo tecido das interações humanas e na incessante busca pelo bem-estar, as competências socioemocionais emergem como variáveis preditoras fundamentais da saúde mental.

Um vasto número de estudos tem chamado a atenção para o papel das competências socioemocionais enquanto variáveis preditoras da saúde mental, do bem-estar e do desempenho académico, estando o funcionamento socioemocional menos ajustado associado a diversas dificuldades comportamentais, pessoais, sociais e académicas. Décadas de estudos rigorosos permitiram identificar programas e práticas que promovem competências socioemocionais em contextos educativos e estes têm sido implementados com sucesso por muitos educadores em todo o mundo.

 

O Devagar se vai ao longe é um programa de aprendizagem socioemocional cientificamente validado, sendo uma intervenção de referência das Academias Gulbenkian do Conhecimento e que surge mencionado num relatório da União Europeia, como exemplo do que se faz em Portugal neste domínio.

 

 

O que são competências socioemocionais?

 

Competências socioemocionais são habilidades que permitem às pessoas lidar com as próprias emoções, compreender os sentimentos dos outros, estabelecer metas positivas e alcançá-las, tomar decisões conscientes e lidar efetivamente com as demandas e desafios da vida. Essas competências são divididas em cinco domínios principais:

 

Autoconhecimento: Capacidade de compreender as próprias emoções, pontos fortes, limitações e possuir autoconfiança.

 

Autogestão: Habilidades relacionadas à regulação de emoções para lidar com estresse, controlar impulsos e motivar-se.

 

Consciência Social: Compreensão e empatia com os outros, incluindo pessoas de diferentes contextos e culturas.

 

Habilidades de Relacionamento: Capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e recompensadores, caracterizados por cooperação e resolução de conflitos.

 

Tomada de Decisão Responsável: Habilidade para fazer escolhas éticas, construtivas e respeitosas.

 

 

A importância para a saúde mental

 

Pesquisas têm demonstrado uma ligação direta entre as competências socioemocionais e a saúde mental. Indivíduos com fortes habilidades socioemocionais tendem a experienciar menores níveis de ansiedade e depressão, têm melhor desempenho acadêmico e são menos suscetíveis a comportamentos de risco.

 

Além disso, a formação em competências socioemocionais pode atuar como um fator protetor contra o desenvolvimento de doenças mentais. Em ambientes educacionais, por exemplo, programas que focam no desenvolvimento destas habilidades contribuem para a criação de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, onde os alunos sentem-se apoiados para explorar, errar e aprender.

 

 

Estratégias de promoção

 

A promoção das competências socioemocionais pode ocorrer em diversos contextos, desde o âmbito familiar até o escolar e o corporativo. Alguns métodos incluem:

 

Programas Educacionais: Implementação de currículos que integram o desenvolvimento das competências socioemocionais nas atividades diárias.

 

Formação de Professores e Educadores: Capacitação para que possam ensinar e reforçar estas habilidades em sala de aula.

 

Intervenções Psicossociais: Utilização de terapias e atividades grupais que encorajam a expressão e gestão de emoções.

 

Políticas Públicas: Criação de políticas que suportem a inclusão da formação socioemocional em ambientes de aprendizagem formais e não formais.

 

 

Desafios e perspetivas futuras

 

Apesar da crescente valorização das competências socioemocionais, existem desafios na sua promoção e avaliação. A mensuração do impacto de intervenções é complexa, dada a natureza intrínseca e muitas vezes subjetiva destas habilidades. Ademais, a integração efetiva dessas competências em sistemas educacionais requer mudanças estruturais e culturais significativas.

 

Olhando para o futuro, é vital que a promoção das competências socioemocionais continue a ser uma prioridade. A pesquisa contínua nesta área não só ampliará nossa compreensão de como essas habilidades impactam a saúde mental e o bem-estar, mas também melhorará as estratégias para a sua incorporação em todos os aspetos da vida social.

 

As competências socioemocionais são mais do que meras habilidades interpessoais; são fundamentais para a saúde mental, bem-estar e sucesso na vida. Enquanto sociedade, devemos nos empenhar na formação e desenvolvimento destas competências, reconhecendo o seu valor inestimável para indivíduos e comunidades. Promover tais competências é investir na fundação de uma sociedade mais resiliente, compassiva e próspera.

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática? Descubra o Curso Devagar se Vai ao Longe - Programa de Promoção de Competências Socioemocionais, com a Professora Raquel Raimundo.

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.