Personal Branding: a importância de construir a sua marca pessoal

voltar atrás

Personal Branding: a importância de construir a sua marca pessoal

O Personal Branding, hoje em dia e em termos profissionais, é de extrema importância visto ser aquilo que o torna único e diferenciador no mercado de trabalho, mas também porque irá refletir-se na forma de como será visto pelas pessoas que o rodeiam. Muitas vezes associamos o Branding à tradução literal do termo, ou seja, marca. No caso do termo, Personal Branding diz respeito à sua marca pessoal. Habitualmente, pensamos em marca no sentido corporativo, mas o Personal Branding nada está relacionado com a empresa, mas sim com a pessoa em si. Inconscientemente, agimos e falamos de determinada forma e as pessoas ao nosso redor associam a nossa forma de estar e agir à nossa personalidade e também a características pessoais. É natural que as pessoas com quem nos cruzamos no dia-a-dia fiquem com uma determinada perceção sobre nós, pois é uma função natural do nosso cérebro, o que faz com que as pessoas criem perceções de forma automática. Assim, é imprescindível que a nossa marca pessoal seja diferenciadora das demais e esteja bem posicionada.

Personal Branding: O que é?

 

O Personal Branding refere-se ao que a pessoa é e ao que faz de melhor. Está relacionado com a sua marca pessoal, ou seja, com a estratégia que escolhe para gerir e projetar a sua identidade profissional. É uma estratégia muito usada com o intuito de criar a sua própria presença, comunicação e posicionamento de modo a evidenciar que domina no setor ou segmento em que trabalha. É importante que a sua audiência/público-alvo perceba exatamente o que tem para oferecer pois é aquilo pelo qual quer ser lembrado.

 

O CEO da Amazon, Jeff Bezos tem uma citação muito conhecida referente a esta questão de Personal Branding que é de fácil entendimento:

“Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”

 

E esta frase mostra uma realidade atual e que acontece em todos os espaços, trabalho, casa, convívio com amigos. A frase está muito relacionada com o que os outros percecionam da sua identidade. As suas ações, palavras e forma de estar são importantes, mas também a informação que tem disponibilizada nas redes sociais. Hoje em dia, tudo se pesquisa na internet, por isso tenha atenção ao que partilha tendo em conta a sua identidade ou a que pretende criar.

 

Assim, podemos definir o Personal Branding como o esforço que as pessoas fazem para se comercializar e posicionar-se no mercado de trabalho. Este processo pode ser composto por três fases:

 

1. Criar uma identidade para a sua marca, ou seja, criar um elemento diferenciador que faça com que a sua marca pessoal se diferencie das restantes pessoas tendo em conta as expectativas do seu público-alvo.

 

2. Desenvolver o seu posicionamento, através da comunicação e gestão comportamental, ou seja, comunicar ativamente a sua marca pessoal e ter atenção aos seus comportamentos tendo em conta a forma de como se quer posicionar perante o mercado de trabalho e público-alvo.

 

3. Avaliar se a imagem de marca cumpre com os objetivos pessoais e profissionais previamente estabelecidos.

 

Hoje em dia, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a marca pessoal quando bem construída pode ajudar a diferenciar-se dos seus concorrentes.

 

Facto é que muitos recrutadores pesquisam os perfis dos potenciais colaboradores antes ou durante o processo de recrutamento porque no seu currículo aparece as suas formações e habilidades, mas não aparece o seu dia-a-dia, gostos ou interesses.

 

Em suma, o Personal Branding reflete a sua marca pessoal, ou seja, a sua identidade. E está identidade irá refletir-se no que as pessoas percecionam sobre si. É essencial conhecer bem os seus traços de personalidade, habilidades, nível de experiência para que se consiga posicionar corretamente perante a o seu mercado-alvo e público-alvo.

 

 

PERSONAL BRANDING VS MARKETING PESSOAL: QUAL A DIFERENÇA?

 

O Personal Branding e o marketing pessoal são duas abordagens muitas vezes tidas como iguais ou semelhantes, no entanto, estas complementam-se e quando bem trabalhadas em conjunto o resultado é muito positivo.

 

Como já referimos anteriormente, o Personal Branding diz respeito à construção e gestão da sua marca pessoal, é a promoção de si próprio, do que o torna único e do seu nome como se de uma marca se tratasse junto do seu público alvo. Já o marketing pessoal refere-se às estratégias e ações que o ajudarão a posicionar-se no mercado de uma forma eficaz com o intuito de atrair maior visibilidade pelo que já fez ou que ainda irá fazer. O marketing pessoal irá impulsionar o seu sucesso profissional.

 

Assim, o Personal Branding deve desenvolver-se em conjunto com o marketing pessoal, uma vez que será com a ajuda deste que irá impulsionar a forma como os outros o percecionam. Irá ajudá-lo a atingir o seu objetivo, a comunicar melhor o que pretende transmitir para o exterior e irá aumentar a sua credibilidade e visibilidade profissional.

 

 

Como impulsionar a sua carreira através do Personal Branding?

 

Ao criar e gerir a sua Personal Branding faz com que a sua visibilidade perante o setor ou segmento onde se insere aumente por isso é crucial definir uma estratégia como ponto de partida.  Uma frase conhecida de Arthur Bender, um Orador Brasileiro, especialista de Personal Branding e escritor do best-seller “Personal Branding - construindo a sua marca pessoal” é a seguinte:

 

“Os sonhos são o ponto de partida e não de chegada. Você precisa de estratégia para chegar onde deseja! “

 

 

PERSONAL BRANDING: 9 DICAS PARA CONSTRUIR A SUA MARCA PESSOAL

 

Para definir esta estratégia e impulsionar a sua carreira, deixamos algumas sugestões:

 

  • Defina qual é o seu principal objetivo (onde quer chegar);
  • Identifique os seus principais pontos fortes e fracos;
  • Interprete o que as pessoas percecionam de si;
  • Defina o seu posicionamento;
  • Elimine publicações das redes sociais que não sejam coerentes com a identidade que quer está a criar;
  • Trace uma estratégia de conteúdos consistente para as suas redes sociais;
  • Conheça o seu público alvo e comunique eficazmente o seu ponto de vista;
  • Escolha bem os seus canais de comunicação;
  • Diferencie-se dos outros através do aperfeiçoamento das suas habilidades e conhecimentos técnico-práticos na sua área.

 

 

Deseja aprofundar sobre o tema Personal Branding?

 

Assista ao Webinar sobre o tema Personal Branding: Onde estás e para onde queres ir? com a Professora Ana Sabino, inscreva-se e comece hoje a construir a sua marca pessoal.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas.

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades: 

Instagram Facebook Linkedin TikTok

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.