Felicidade e Bem-Estar Organizacional: O Pilar

voltar atrás

Felicidade e Bem-Estar Organizacional: O Pilar Estratégico das Organizações Contemporâneas

A felicidade no ambiente de trabalho está interligada ao sucesso organizacional, as organizações que investem no bem-estar dos seus colaboradores são capazes de alcançar melhores resultados, ter mais produtividade e reter talentos.

A felicidade no contexto organizacional 

 
A felicidade no contexto organizacional relaciona-se com a motivação e até mesmo com a produtividade dos colaboradores. Assim, neste contexto, a felicidade significa sentir-se valorizado. As organizações preocupam-se cada vez mais em promover um ambiente onde os colaboradores sentem que contribuem para algo significativo, o que promove a lealdade e retém os talentos. 
 
 

ROI da felicidade: uma estratégia

 
O retorno sobre o investimento da felicidade dos colaboradores é muitas vezes negligenciado.
Ainda assim, percebe-se que as organizações que investem no bem-estar organizacional conseguem ter equipas mais dinâmicas, criativas e resilientes. 
 
 

Infelicidade organizacional 

 
As organizações que ignoram o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores podem enfrentar custos significativos. 
Colaboradores infelizes apresentam uma maior taxa de absentismo e pouca motivação, o que afeta diretamente a produtividade. A falta de políticas de apoio por parte das organizações pode levar a problemas significativos na saúde mental dos colaboradores. 
 

Uma cultura de felicidade e bem-estar 

 
A construção de uma cultura organizacional orientada para a felicidade inicia-se com o compromisso da liderança e adoção de políticas claras. Podem ser adotadas algumas ações para fomentar esta cultura como: a disponibilização de programas de desenvolvimento profissional e pessoal, a criação de espaços que assegurem o conforto e a colaboração entre colaboradores, incentivação a pausas regulares para reduzir o stress. 
 

Felicidade como o novo capital

 
Ambientes de trabalho felizes e promotores de bem-estar, fazem com que os colaboradores se sintam seguros para partilhar ideias e propor soluções inovadoras. As organizações que potenciam estes ambientes estimulam a colaboração e criam um sistema onde todos se possam sentir confiantes a desenvolver o seu trabalho. 
Equipas felizes e motivadas geram resultados positivos para as empresas. 
 

Webinar - Well-Being: O que a Harvard Ensina e as Equipas Sentem na Pele

 

Para aprofundar esta reflexão, o Instituto CRIAP promove o webinário “Well-Being: O que a Harvard Ensina e as Equipas Sentem na Pele”, conduzido por Susana Ribeiro, Facilitadora de Desenvolvimento de Equipas e Bem-Estar Organizacional. A sessão propõe uma visão prática e estratégica do bem-estar no trabalho, inspirada na abordagem de Harvard, destacando-o como uma questão de cultura organizacional, segurança psicológica e qualidade das relações humanas. Através da metodologia Points of You®, os participantes serão convidados a experienciar, refletir e partilhar o que realmente contribui para o bem-estar das suas equipas.