Novas diretrizes no código dos contratos públicos

voltar atrás

Novas diretrizes no código dos contratos públicos

A contratação pública é uma área de suma importância para a administração pública e para os operadores econômicos que com ela interagem. Representa um volume significativo de negócios e é fundamental para o desenvolvimento de infraestruturas, a prestação de serviços públicos e a implementação de políticas governamentais.

Recentemente, o Código dos Contratos Públicos (CCP) sofreu alterações relevantes que merecem uma análise detalhada, considerando o impacto destas mudanças nos processos de contratação e nas dinâmicas do mercado.

 

Contexto e justificativa das alterações

 

As modificações introduzidas no CCP visam a promoção da eficiência e da transparência nos processos de contratação pública, além de procurarem garantir uma maior competitividade e igualdade de condições no acesso às oportunidades de negócio com o Estado. Estas alterações surgem também como uma resposta aos desafios impostos pela dinâmica económica e pelas novas exigências do mercado, bem como pela necessidade de incorporar diretrizes europeias mais recentes no ordenamento jurídico português.

 

 

Principais alterações no código dos contratos públicos

 

Simplificação dos Procedimentos

Uma das mudanças mais notáveis refere-se à simplificação dos procedimentos de contratação. O objetivo é reduzir a burocracia, tornando os processos mais céleres e menos onerosos, tanto para a administração pública como para os concorrentes. Esta simplificação traduz-se na diminuição de formalidades processuais e na possibilidade de utilização de meios eletrónicos em várias fases do procedimento.

 

Aumento dos Limites para Procedimentos Simplificados

Os limiares financeiros para a adoção de procedimentos de contratação simplificados foram revistos em alta. Esta medida permite que um maior número de contratos possa ser celebrado através de processos menos complexos, agilizando as contratações e incentivando a participação de pequenas e médias empresas.

 

Promoção da Inovação

O novo código incentiva a contratação de soluções inovadoras, através da introdução de figuras como o “diálogo competitivo” e a “parceria para a inovação”. Estas modalidades pretendem aproximar os setores público e privado na cocriação de soluções que atendam às necessidades públicas de forma eficiente e inovadora.

 

Critérios de Adjudicação

Outra alteração relevante diz respeito aos critérios de adjudicação. A tendência atual é a valorização de critérios que promovam a qualidade, a sustentabilidade e a inovação, em detrimento do critério exclusivo do menor preço. Esta abordagem procura assegurar que os contratos públicos reflitam não apenas uma preocupação econômica, mas também social e ambiental.

 

Reforço da Transparência e do Combate à Corrupção

As alterações visam também um reforço nos mecanismos de transparência e integridade, com a introdução de medidas de prevenção e combate à corrupção. O código agora exige uma maior divulgação de informações relativas aos procedimentos de contratação e à execução dos contratos, além de implementar mecanismos de controlo mais eficazes.

 

 

Impacto

 

A atualização do Código dos Contratos Públicos reflete uma adaptação às novas realidades do mercado e uma tentativa de alinhar as práticas de contratação pública com os melhores padrões europeus. Estas mudanças possuem o potencial de tornar Portugal um ambiente mais atrativo para investimentos e para a atuação de empresas de todos os tamanhos, promovendo um mercado mais dinâmico e justo.

 

Com as novas diretrizes, espera-se que a contratação pública em Portugal se torne mais eficiente, transparente e estratégica, estabelecendo uma ponte sólida entre o setor público e o privado na busca de soluções que atendam às demandas da sociedade de maneira sustentável e inovadora.

 

O acompanhamento próximo e a formação contínua dos agentes envolvidos são essenciais para que as alterações ao código.

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre contratação pública? Descubra o Curso Avançado de Contratação Pública, com Paula Frade Ribeiro.

 

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.