Recursos Humanos, qual o seu papel?

voltar atrás

Recursos Humanos: qual o seu papel?

Os Recursos Humanos e a gestão de pessoas têm, nos dias de hoje, uma importância fundamental para qualquer empresa.

A área de Recursos Humanos surgiu com a primeira revolução industrial, quando não tinha um posicionamento estratégico e limitava-se a garantir o cumprimento das decisões dos patrões.

 

Com a chegada das leis de trabalho e a mudança de postura da sociedade diante das relações de trabalho, os Recursos Humanos passaram por uma grande transformação, assumindo a responsabilidade de zelar pelas boas relações profissionais, olhando sempre para o colaborador como parte importante do património da empresa.

 

De um modo geral, são as pessoas que constituem os Recursos Humanos de uma empresa. Claro que, no meio empresarial, o departamento dos Recursos Humanos é o responsável pela parte de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores.

 

A empresa e os Recurso Humanos

 

Hoje em dia, os RH são cada vez mais valorizados e começam a ganhar um papel de destaque nas empresas.

 

O investimento numa gestão inteligente, com foco em resultados e no capital humano, tornou-se uma necessidade básica para as empresas que procuram manter a competitividade e garantir a longevidade das suas operações e retenção de talentos. Por isso, os Recursos Humanos, são o elemento mais importante na fórmula de sucesso da inovação.  A autonomia criativa e a capacidade de inovação, aliadas às competências técnicas, convertem as pessoas num dos pilares das organizações e num recurso ativo da empresa. Como ativos, os Recursos Humanos precisam de ser valorizadas e estimulados para que todas as suas capacidades e todo o seu potencial sejam direcionados para os objetivos corporativos, convertendo-se assim em valor para a empresa.

 

É necessário gerir pessoas e gerir processos de uma forma criativa e inovadora, de modo a melhorar o ambiente dentro da empresa e a aumentar a satisfação dos Colaboradores, aumentando assim, o seu envolvimento e compromisso para com a organização.

 

 

Gestão de Recursos Humanos

 

A gestão de recursos humanos é a função da empresa que procura estabelecer o sistema de relações entre os vários funcionários, a melhor adequação de cada um deles à sua função e a melhor integração dos trabalhadores no todo da organização.

 

Nos últimos anos, uma das áreas que mais passou por mudanças foi a gestão de pessoas. Há algumas décadas, o setor era conhecido como Departamento Pessoal, e a sua missão era assegurar a eficácia da relação burocrática entre empresa e funcionários.

 

A atual gestão de recursos humanos pode ter muitos outros nomes, como gestão de pessoas, desenvolvimento humano e organizacional. Com o tempo, a sua função também evoluiu: hoje, procura promover o crescimento organizacional com profissionais talentosos, integrados e motivados para atingir grandes objetivos.

 

Nesse sentido, além de um setor da empresa, a gestão de pessoas é um conjunto de práticas. Envolve a atração de talentos, a integração na equipa de trabalho, a mensuração de resultados, o planeamento estratégico e a motivação diária da equipa.

 

 

O que faz a área de Recursos Humanos?

 

São várias as atribuições dos Recursos Humanos, e a cada dia elas têm se tornado mais importantes nas organizações. Estas são algumas das atribuições dos RH:

 

  • Recrutamento e contratação: procurar, selecionar, entrevistar e contratar o colaborador com o perfil certo para cada cargo;
  • Alocação dos profissionais: definir as responsabilidades de cada cargo e as qualidades que o colaborador que o vai ocupar deve ter;
  • Formação e desenvolvimento: criar planos de formação e de desenvolvimento pessoal que permitam a melhoria dos conhecimentos e a evolução continua dos colaboradores;
  • Processamento de salários e benefícios: gestão e atribuição de salários e benefícios aos colaboradores;
  • Retenção de talentos: a saída de um colaborador com alto desempenho pode acarretar prejuízos de diferentes naturezas para uma empresa, pelo que o RH deve criar formas de atrair, motivar, valorizar e reter os talentos na empresa.
  • Assegurar condições de trabalho: garantir a segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores;
  • Cumprir processos administrativos: criar, gerir e distribuir todos os documentos necessários para a administração do pessoal, desde a contratação até à desvinculação.

 

 

Os novos RH

 

Além do relacionamento com os colaboradores e de toda a parte administrativa e burocrática, uma importante característica dos novos RH é a integração vertical com as estratégias de negócio. Nesse sentido, o Diretor de Recursos Humanos ou Chief Human Resources Officer (CHRO) ganhou novas responsabilidades e passou a apoiar diretamente o CEO. Esse cargo engloba a necessidade de fornecer informações importantes para a tomada de decisões estratégicas na empresa.

 

Internamente, é preciso compreender os valores e cultura da empresa, as responsabilidades de cada departamento e as competências e conhecimentos exigidos para o exercício de todas as funções.

 

Além disso, o responsável dos recursos humanos deve estar atualizado sobre produtos e serviços, chegada de novas tecnologias e investimentos. Externamente, é essencial entender o mercado, reconhecer os potenciais clientes, os principais concorrentes e os fornecedores e identificar as melhores práticas e tendências de gestão.

 

É importante perceber que o mercado mudou muito nos últimos anos. O setor dos Recursos Humanos foi dos que mais transições sofreu, passando de um departamento estritamente operacional para outro mais estratégico e digital.

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos? Conheça todas as nossas formações na área de Recursos Humanos.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas.

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:

Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok | Twitter

Artigo da autoria de:
Luísa Azevedo

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.