9 Características da Perturbação do Jogo

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9 Características da Perturbação do Jogo

O DSM-V define a perturbação do jogo como “o comportamento problemático do jogo persistente e recorrente, levando a deficiência ou angústia clinicamente significativa”.

Atualmente, o vicio no jogo representa uma realidade emergente, uma vez que a evolução digital e tecnológica facilitou o acesso ao jogo e introduziu novas e apelativas possibilidades, como os jogos online e os videojogos.

Com o aumento da prevalência da perturbação de jogo, mudou-se também a compreensão do problema, agora considerado como uma adição comportamental sem substância.

Como acontece com outros tipos de dependência, a adição ao jogo verifica-se a partir do momento em que a sua prática traz consequências à vida de uma pessoa.

 

 

Características da Adição ao Jogo

 

A perturbação de jogo caracteriza-se por um padrão de comportamento de jogo persistente ou recorrente que pode ser online ou offline e manifesta-se através dos seguintes comportamentos:

 

 

  1. Interesse obsessivo e recorrente em torno da temática dos videojogos;
  2. Reação emocional exagerada quando o jogador é privado da experiência de jogo;
  3. Aumento da necessidade de tempo de jogo seguido a cada sessão; 
  4. Incapacidade de regulação/controlo sobre o jogo (frequência, intensidade, duração, término ou contexto);
  5. Priorização do jogo em detrimento de outros interesses na vida;
  6. Utilização continuada do jogo, apesar de consciente da problemática;
  7. Mentir sobre a duração do tempo de jogo;
  8. Suprimir emoções negativas recorrendo à Internet como “escape”;
  9. Perda de relações sociais.

 

 

Jogo Patológico – Fatores de Risco

 

 

O jogo patológico trata-se de uma dependência comportamental que surge da interação entre diversos fatores de risco, de naturezas diferentes, que podem contribuir para o aparecimento da perturbação do jogo, estes são:

 

 

Fatores Individuais: Características da pessoa e do ambiente em que vive.

 

  • Hereditariedade / Genética;
  • Traços de Personalidade;
  • Idade e Género;
  • Distorções Cognitivas;
  • Comorbilidades Psiquiátricas;
  • Ambiente Familiar;
  • Falta de competências psicossociais.

 

 

Fatores Estruturais e Situacionais: Fatores que, não sendo inerentes ao jogador, potenciam a sua propensão para o jogo, constituindo um risco para o jogador. Prendem-se essencialmente ao funcionamento do jogo e dão espaço à criação de rotinas que podem conduzir à adição:

 

  • Acessibilidade;
  • Disponibilidade;
  • Diversidade;
  • Prémios;
  • Rapidez.
  • Tradição;
  • Moda;
  • Marketing;
  • Influência/Pressão do meio.

 

 

 

Diagnóstico da Perturbação do Jogo

 

 

Existem vários instrumentos que podem ser utilizados para classificar o grau de severidade do jogo patológico.

 

O instrumento de diagnóstico do DSM-5 (2013) baseia-se em nove critérios que avaliam o impacto do jogo a nível individual, económico e social e classifica os jogadores como tendo um distúrbio ligeiro, moderado ou grave. Os indivíduos que cumpram quatro ou cinco dos critérios e diagnóstico apresentam um distúrbio de jogo ligeiro, os que apresentam seis ou sete critérios demonstram um distúrbio moderado e os que cumprem oito ou nove critérios, um distúrbio grave.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) (2018), o padrão de jogo pode ser contínuo ou pontual e recorrente, e torna-se clinicamente relevante quando os sintomas se manifestam por um longo período de tempo, pelo menos de 12 meses. Para que seja realizado um diagnóstico é essencial que o individuo apresente as seguintes características:

 

  1. Incapacidade de regulação/controlo sobre o jogo (frequência, intensidade, duração, terminação ou contexto);
  2. Aumento da priorização do jogo em detrimento de outros interesses na vida;
  3. Continuação ou agravamento do comportamento de jogo apesar de consequências negativas em diversas áreas da vida do indivíduo (ex. pessoal, familiar, escolar, profissional, entre outras).

 

 

Disponibilizando uma Linha de Ajuda dirigida pessoas com problemas de abuso, dependência, adição ao jogo, mas também aos seus familiares, o Instituto de Apoio ao Jogador, coordena esforços em todas a áreas que digam respeito aos jogadores abusivos e patológicos.

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre a Perturbação do Jogo? Descubra a Especialização Avançada em Intervenção em Perturbação de Jogo, Gaming e Outras Adições Sem Substância e ainda o Webinar “Do jogo patológico ‘tradicional’ à perturbação de jogo atual no online, videojogos e ecrã” com o docente Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Dr. Pedro Hubert.

 

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