Consulta Online Vs Presencial

voltar atrás

Consulta Online Vs Presencial

Em 2020, a procura pela supervisão clínica e acompanhamento psicológico à distância aumentou exponencialmente, dadas as restrições de circulação e o isolamento provocado pela pandemia COVID-19.

Consulta Online Vs Presencial


Aos profissionais de saúde coube, pois, o desafio de se conseguirem adaptar a uma nova realidade, consubstanciada na consulta por videochamada, de maneira a poderem corresponder às necessidades da população – sabendo-se que, neste cenário, a saúde mental individual e coletiva foi mais do que nunca posta à prova.


A diferença mais óbvia é relativamente ao setting, pois a consulta não é partilhada no mesmo espaço. No entanto, a sensação de setting pode conseguir-se na mesma, dependendo da experiência do terapeuta em provocar isso em ambos os lados – não só no seu próprio espaço, onde administra a consulta, mas garantindo igualmente que, do outro lado, os clientes estão tão ou mais confortáveis do que se estivessem no consultório.

 

Algumas das vantagens da consulta online:

 

Acessibilidade maior

 

A principal vantagem da consulta online diz provavelmente respeito à acessibilidade, perante as dificuldades impostas pela distância e pela impossibilidade de deslocação dos doentes.

 

Maior conforto e segurança

 

A maior segurança, face ao contexto pandémico, é certamente outra grande vantagem, permitindo que o acesso à terapia seja feito com a proteção e cuidados que se impõem, o que aumenta a predisposição dos doentes para a consulta.

 

Flexibilidade de horários

 

A flexibilidade permitida pelo online favorece em grande medida o agendamento de consultas por parte dos clientes, que mais facilmente conseguem ajustar o seu horário para beneficiar de um acompanhamento mais regular, de acordo evidentemente com as necessidades identificadas pelo terapeuta.

 

Redução de custos

 

A redução de custos é outro benefício não só para o terapeuta, que pode dar consultas através de casa e não necessita de alugar um espaço e de pagar despesas associadas, mas também para o cliente, pois não há qualquer custo de deslocação implícito.

 

Permite ao psicólogo ampliar o seu mercado

 

Alguns estudos já corroboram a evidência empírica reportada por vários profissionais, de que a terapia online consegue ser mais focada e demora menos tempo do que a presencial, podendo os profissionais marcar mais consultas por dia e tratar com eficácia mais pacientes.

 

Algumas desvantagens comparadas com a consulta presencial

 

Obrigatoriedade do acesso à Internet

 

Sem uma boa ligação à internet a teleconsulta torna-se inexequível, comprometendo todo o processo terapêutico. A dependência do sinal, muito embora existam cuidados e boas práticas para garantir uma boa qualidade de internet, torna-se um fator de vulnerabilidade.

 

Dependência da tecnologia para o sucesso das intervenções

 

 Quando os pacientes não têm camara, ou não têm microfone incorporado, torna-se bastante mais difícil no contexto terapêutico a consulta correr bem. O profissional precisa sempre de perceber a expressão não verbal do paciente, a atitude, a postura e tudo isto é dificultado pela falta de qualidade se os componentes de hardware utilizados não forem ideais.

 

Será suficiente a consulta online?

 

 

O Instituto CRIAP investigou todo o processo e angariou várias opiniões e testemunhos relativamente às teleconsultas e todos os procedimentos que ela acarreta tanto para o profissional de saúde como do ponto de vista do utente.

QUER SABER A OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE? -> Faça aqui o Download do nosso Ebook


O nosso instituto CRIAP é líder no ensino online há mais de 14 anos, prestigiado pelas mais variadas especializações acreditadas, a nossa oferta formativa conta com mais de 12 áreas inteiramente online a pensar em si.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Psicologia das Cores

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.