A Importância da motricidade orofacial na terapia da

voltar atrás

A Importância da motricidade orofacial na terapia da fala

A motricidade orofacial é uma subespecialidade dentro da terapia da fala que foca na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de disfunções que envolvem a musculatura do rosto, boca e pescoço.

De acordo com a Sociedade Portuguesa da Terapia da Fala, "A Motricidade Orofacial abrange o estudo, habilitação e a reabilitação dos aspetos estruturais e funcionais, das regiões orofaciais e cervicais permitindo uma compreensão holística das condições anatómicas e funcionais do sistema estomatognático. O crescimento e desenvolvimento da face e das estruturas do sistema estomatognático não dependem apenas de fatores genéticos, mas também de estímulos externos que estão inseridos nas funções deste sistema: respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala, mímica facial, entre outras".

 

Por que é importante?

 

Fala e Comunicação

A habilidade de articular sons e palavras de forma clara é diretamente afetada pelo controle muscular na região orofacial. Problemas nesta área podem levar a dificuldades na fala e comunicação, afetando a qualidade de vida e as interações sociais.

 

Alimentação

O controle eficaz da musculatura orofacial é essencial para a mastigação e deglutição seguras. Disfunções podem levar a problemas como engasgos, aspiração e desnutrição.

 

Respiração

A respiração oral inadequada pode levar a problemas respiratórios e de sono, como apneia do sono e ronco, que têm impactos negativos na saúde geral.

 

 

Abordagens na terapia da fala

 

Avaliação

Uma avaliação completa por um terapeuta da fala é o primeiro passo. Isto inclui um exame da força muscular, mobilidade e funcionalidade das estruturas orofaciais.

 

Formação Específica

Programas de formação são desenvolvidos para melhorar o controle muscular e funcionalidade. Estes podem incluir exercícios de fortalecimento, estratégias de posicionamento e uso de dispositivos auxiliares.

 

Terapias Complementares

Muitas vezes, a terapia da fala é combinada com outras formas de tratamento, como fisioterapia e terapia ocupacional, para abordar problemas associados, como controle postural e habilidades motoras gerais.

 

 

A motricidade orofacial é uma área crítica que impacta significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. O entendimento e a intervenção precoces são fundamentais para prevenir e tratar uma ampla variedade de disfunções. Portanto, é crucial buscar profissionais qualificados para uma avaliação completa e elaboração de um plano de tratamento eficaz.

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática? Descubra a Especialização Avançada em Motricidade Orofacial, com a coordenação da terapeuta Mariana Ferreiro.

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.