Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Jogo e Motricidade Infantil no Contexto Pedagógico tem como objetivos gerais:
- Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos no âmbito do movimento e do comportamento lúdico, no desenvolvimento humano.
- Compreender as caraterísticas do desenvolvimento motor e lúdico no ensino pré-escolar e 1º ciclo de escolaridade, através da melhoria das competências motoras e percetivas (literacia física) em contextos formais e informais;
- Compreender as formas de intervenção pedagógica em motricidade infantil.
Objetivos Específicos
Na Formação em Jogo e Motricidade Infantil no Contexto Pedagógico o aluno deve:
- Conhecer o processo de aquisição motora, percetiva, sensorial, cognitiva, emocional e social das crianças até aos seis anos, tendo em conta os diferentes contextos e constrangimentos existentes;
- Identificar as grandes questões da inclusão;
- Clarificar o papel da família, da escola e da comunidade numa dimensão colaborativa;
- Definir os modelos de organização dos contextos de atividade lúdica e motora (contextos e materiais);
- Caraterizar as formas de intervenção pedagógica, participação das crianças e situações motoras adequadas ao desenvolvimento motor infantil;
- Especificar a sessão de motricidade infantil e os diferentes modos de organização;
- Descrever o modelo de avaliação.
Descrição da Formação
Em Portugal, a escola e o modelo de aprendizagem encontram-se há muito ultrapassados, porém é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. De facto, os recreios e as brincadeiras subjacentes, são cada vez mais curtas, aborrecidas e pouco desafiantes. Neste sentido, é inegável que as crianças da atualidade brincam e mexem-se cada vez menos. Contudo, o ato de brincar é um assunto bastante sério, pelo que a prática das atividades físicas e desportivas, sejam elas quais forem, procura aperfeiçoar as capacidades motoras do indivíduo. Saber como a criança aprende e quais as formas mais pertinentes de estimulação ambiental, assim como perceber de que maneira são mobilizados os processos e mecanismos internos e a que ritmo se desenvolvem, é uma das grandes preocupações que se coloca nos especialistas da motricidade infantil.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.