Ficha Técnica
Objetivos Gerais
A Especialização Avançada em Psicologia Comunitária e Empoderamento Social tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de competências teórico-práticas que lhes permita atuar como especialistas no âmbito da intervenção comunitária.
Objetivos Específicos
Na Formação em Psicologia Comunitária e Empoderamento Social o aluno deve:
- Compreender o papel da Psicologia Comunitária como fator de mudanças sociais;
- Indicar os processos de criminalização da pobreza e os contributos da Psicologia Comunitária para mitigar estes processos;
- Identificar os múltiplos campos das exclusões sociais;
- Enumerar estratégias de empoderamento e autonomização de indivíduos e famílias em exclusão social;
- Ilustrar práticas de intervenção psicológica adequadas à mudança alimentar;
- Discutir as diferentes medidas de promoção do emprego, dirigidas a diferentes grupos;
- Analisar estratégias de intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo;
- Enumerar as estratégias de redução de riscos e minimização de danos;
- Apresentar estratégias de redução de riscos e minimização de danos em trabalhadores do sexo;
- Descrever os modelos e programas de integração de imigrantes e refugiados (nacionais e europeus);
- Analisar modelos e programas comunitários de intervenção junto de minorias étnicas;
- Identificar os modelos de intervenção com agressores conjugais: o modelo cognitivo-comportamental, o modelo psicoeducativo e a entrevista motivacional;
- Analisar o programa Integrado de Redução de Riscos para Famílias Multiproblemáticas;
- Relacionar papéis e funções sociais na delinquência;
- Reconhecer as estratégias de intervenção em contexto prisional, com diferentes tipologias de crime;
- Apresentar práticas e metodologias que favoreçam a reinserção do individuo na comunidade;
- Identificar as respostas existentes na comunidade para um envelhecimento saudável e ativo;
- Expor a doença mental enquanto área de intervenção prioritária da saúde pública e da psicologia comunitária;
- Interpretar as dinâmicas de ativação das comunidades;
- Analisar diferentes formas de avaliação de projetos de intervenção.
Descrição da Formação
Cada vez nos deparamos com problemas e questões sociais mais complexos, multifacetados e dinâmicos, sendo que para os solucionar é essencial a intervenção de uma miríade de profissionais multidisciplinares com o intuito de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações e suas comunidades, tal como prevenir situações de risco e exclusão social. Neste sentido, e embora a complexidade deste tipo de problemáticas requeira respostas multidisciplinares, os conhecimentos e técnicas da Psicologia e mais concretamente da Psicologia Comunitária podem dar um contributo fundamental para todos os profissionais que trabalham na área da intervenção comunitária, sendo inúmeras as evidências científicas da eficácia, do custo-benefício e dos resultados positivos desta área do conhecimento.
Acreditação da OPP
95,5 créditos nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Comunitária.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou psicólogos júnior.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após concluir a Especialização Avançada em Psicologia Comunitária e Empoderamento Social o formando ficará habilitado a exercer funções técnicas em Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente, IPSS, Misericórdias, Mutualidades, Fundações, ONGs, entre outras, mas também em entidades públicas, como Municípios, Juntas de Freguesia, Instituto da Segurança Social, Escolas, Centros de Saúde e Hospitais. Nomeadamente junto de populações socialmente frágeis, tais como crianças e jovens, idosos, vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas de minorias étnicas, entre outros. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato de papel, sendo posteriormente enviado via CTT – Correios de Portugal para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Projeto final;
Avaliação sumativa modular.