Marca de água – Um elemento de Segurança ímpar que resiste ao passar do tempo - Na atualidade

voltar atrás

Marca de água – Um elemento de Segurança ímpar que resiste ao passar do tempo - Na atualidade

A marca de água ou filigrana, como por vezes também é designada, é um dos mais antigos elementos de segurança vastamente utilizados na segurança de documentos públicos e privados em todo o mundo.

 

Marca de Água na Atualidade

 

 

Atualmente, as marcas de água são essencialmente utilizadas em papeis de grande qualidade, especialmente naqueles que se destinam à impressão de documentos de segurança, com especial enfoque nos documentos de identificação e viagem e nos documentos de valor fiduciário direto, vulgarmente conhecidos como notas de banco. Este tipo de papel destinado à impressão de documentos de segurança é designado por papel de segurança e é produzido com fibras não madeireiras, ou seja, fibras de origem têxtil. A pasta de papel destinada à produção do papel de segurança é em regra obtida a partir de fibras de algodão, podendo ser totalmente de algodão ou conter uma percentagem variável de outras fibras não madeireiras como o linho. Este tipo de papel, para além de ser obtido a partir de fibras não madeireiras, não contem branqueadores óticos, conferindo-lhe características óticas especiais que permitem a inclusão de elementos de segurança reativos sob luz ultravioleta. Para além disso, em regra, para além da marca de água, podem ser incorporados outros elementos de segurança no papel, como os filamentos, as plaquetas, as fibras especiais de segurança e outros elementos como os pigmentos ou a sensibilização química.

 

Como se depreende do suprarreferido a marca de água, ou marcas de água, pois em muitos casos os documentos podem possuir mais do que uma, é produzida durante o processo de fabrico do papel e é considerada um dos elementos de segurança para documentos mais fiáveis e de difícil imitação, apesar da sua provecta longevidade.

 

Como já foi referido, a marca de água resulta de uma menor espessura no papel, em resultado dos elementos arame, ou filigrana, que são soldados na rede do rolo da máquina de produção do papel, numa fase inicial da formação da folha, com esta ainda com uma grande percentagem de água, daí o nome de marca de água, pois na realidade ela forma-se pelo escoamento da água e deposição das fibras de celulose ou têxteis no rolo onde se encontra a filigrana. A verificação ou observação desta marca de água faz-se através de luz transmitida ou contraluz.

 

Existem atualmente dois grandes tipos de marcas de água, as marcas de água tipo fourdrinier, que são as marcas de água originadas em máquinas de mesa plana, normalmente designadas por fourdrinier, em homenagem aos irmãos Henry e Sealy Fourdrinier que receberam a patente e desenvolveram a produção desse tipo de máquinas em 1801. Estas marcas de água podem ser de um único tom, ou de dois tons (claro/escuro). Para além destas existem as marcas de água tipo mould made, que são marcas de água que resultam da produção do papel em máquinas de forma redonda, usualmente conhecidas por máquinas cylinder mould e que são marcas de água multitonais, ou seja, devido à deposição mais lenta das fibras sobre a tela do rolo desta máquina e à sua deposição em movimento rotativo, as marcas de água adquirem vários gradientes de tonalidade consoante maior ou menor espessura da filigrana. 

 

Ainda no âmbito das marcas de água produzidas na máquina cylinder mould, encontramos para além das chamadas mould made, as marcas de água eletrótipo ou eletrotípicas, que são marcas de água produzidas neste tipo de máquina de forma redonda, mas que apesar disso não apresentam gradientes de tonalidade, apenas um tom claro e brilhante, bastante contrastante com a zona envolvente da folha de papel. Este tipo de marca de água resulta da aplicação no rolo filigranador de um elemento de metal de maior relevo. Normalmente é de menores dimensões que as marcas de água multitonais, sendo em regra utilizado para aplicação de pequenos símbolos, iniciais ou numeração, apresentando muitas vezes o valor facial das notas que são impressas nesse papel ou, como é o caso de alguns, a numeração das suas páginas, representando assim um importante elemento de segurança contra a substituição de páginas. O facto da filigrana que dá origem a este tipo de marca de água possuir maior relevo e ser de menores dimensões origina uma marca de água com um forte contraste claro e brilhante e sem gradiente de tonalidade, contrariamente às marcas de água multitonais, porque o elemento em relevo no rolo ao contactar com a folha em formação dispersa as fibras, que se estão a depositar no cilindro, para fora dessa zona, deixando uma pequena área de espessura muito mais ténue, o que nos dá a sensação de um carimbo sobre o papel. Este tipo de marca de água é um excelente elemento de segurança pois é de fácil observação e difícil de falsificar.

 

Quanto ao posicionamento da marca de água no papel, podemos encontrar diferentes tipos de posicionamento. Em muitos de documentos de segurança, como por exemplo nas notas de banco, este posicionamento é específico, isto é, encontramos a marca de água sempre numa zona específica do documento. No entanto, podemos em alguns papeis com marca d’água encontrar marcas de água com posicionamento aleatório ou com um padrão de repetição. Por último existem papeis em que a marca de água se encontra ao longo de todo o papel, formando um desenho que acompanha toda a folha, neste caso designamos este tipo de marca de água de contínua.

 

 

 

Quer saber mais? Veja a continuação do artigo aqui: Marca de água – Um elemento de Segurança ímpar que resiste ao passar do tempo - Contrafação

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre a Documentoscopia? Descubra a nossa Especialização Avançada em Documentoscopia com a Coordenação Cientifica do Professor Manuel Mourato e ainda a Especialização Avançada em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante com o docente Adán E. Hernández.

 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Criminologia - qual o seu papel?

Procura Formação relacionada? Conheça a Especialização Avançada em Criminologia, Investigação Criminal e Criminalística

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

 

Artigo da autoria de:
Manuel Mourato

Mestre em Liderança de Pessoas e Organizações, pela Academia Militar. Perito Forense Sénior no Centro Nacional de Análise de Contrafações do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária. Professor Auxiliar no Instituto Universitário Egas Moniz, sendo Regente da Unidade Curricular de Documentoscopia do Curso de Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais e lecionando também na Unidade Curricular de Química Analítica Forense do Curso de Mestrado em Técnicas Laboratoriais em Ciências Forenses. Docente no Curso EAD de Pós-Graduação/MBA de Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance da Fundação Instituto de Administração (FIA) de S. Paulo no Brasil. Tem o Curso de Formação Pedagógica de Formadores. Perito Forense Sénior desde julho de 2000. Membro fundador do Centro Nacional de Análise de contrafações Português e formador no Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.