Biomedicina – A Profissão do Futuro

voltar atrás

Biomedicina – A Profissão do Futuro

Como o próprio nome já sugere, o Biomédico é o profissional da saúde que atua entre os campos da biologia e da medicina.

Os Profissionais de Saúde capacitados em Biomedicina contribuem para as bases de técnicas e processos de saúde, tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspetos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais, investigando as interações tóxico-ambientais bem como os vetores e agentes causais das diversas doenças humanas.

 

O seu campo de atuação funde-se entre a biologia e a medicina clinica. O profissional biomédico está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes patogênicos e os vetores, seja na atuação hospitalar ou na pesquisa, emitindo laudos e pareceres concernentes aos diversos aspetos fisiopatológicos dos pacientes, além de realizar pesquisas para descoberta de novas doenças e tratamentos.

 

Desempenham, ainda, um papel essencial no desenvolvimento de formas de imunização, como as vacinas, importantes para acabar com epidemias e melhorar a qualidade de vida.

 

Essas atividades estratégicas fazem do segmento um dos mais promissores atualmente, com dezenas de áreas de atuação para aqueles que escolhem essa carreira.

 

 

O que é a Biomedicina?

 


Biomedicina é uma profissão que foca no estudo de microrganismos e do comportamento de células e tecidos para criar substâncias e procedimentos que tratam e previnem patologias. Portanto, biomédicos costumam ter, na rotina de trabalho, práticas de laboratório, como exames e análises clínicas.

 

Apesar de grande parte dos biomédicos atuarem em pesquisas destinadas a proteger a saúde humana, parte das pesquisas e recolha de dados também interfere com a fauna e a flora.

 

Toda a pesquisa e descoberta dentro da área da Biomedicina serve como parâmetro para os colegas do setor de saúde, como médicos e enfermeiros, proporcionando o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e outros produtos fundamentais para a cura e o tratamento de diversas doenças.

 

 

Biomedicina Vs Medicina

 


Enquanto que a medicina lida diretamente com os pacientes, a biomedicina fornece pesquisas, estudos e bases cientificas para que os médicos e outros profissionais de saúde consigam exercer da melhor forma a sua profissão. É precisamente o caso das medicações e vacinas, que levam anos para serem formalizadas, aprimoradas e testadas, a fim de garantir a segurança do paciente e a eficácia da mesma.

 

Durante as fases de desenvolvimento, os biomédicos são os responsáveis máximos que zelam pela qualidade e eficiência dos compostos químicos, avaliando a resposta do organismo e reduzindo as hipóteses de efeitos colaterais.

 

Ou seja, pessoas formadas em biomedicina atuam nos “bastidores” do tratamento e também de inovações para o combate e prevenção de doenças.

 

Para além de toda a interdependência entre estas duas áreas, médicos e biomédicos partilham ainda um conhecimento aprofundado sobre o corpo humano, em especial detalhe a composição e o funcionamento de órgãos, tecidos e células.

 

 

Biomedicina Estética

 


Quando surge a questão do que faz um Biomédico, a saúde não é a única possibilidade. Profissionais desta área têm também a possibilidade de atuar na parte de estética e cuidados pessoais com os pacientes.
Através de técnicas não cirúrgicas, conseguem aprofundar conhecimentos nas mais diversas áreas como eletroterapia, cosmetologia, peelings e carboxiterapia. Assim sendo um Biomédico através destas especializações consegue entrar no mundo da estética e até mesmo na industria de cosméticos, criando e aperfeiçoando formulas de produtos e tratamentos de pele.

Nessa área o profissional atua em prol da saúde, bem-estar e beleza dos pacientes.

Se quiser aprofundar mais sobre a área da saúde,  pode assistir ao nosso Webinar COVID-19: o Agora e o Depois na Gestão da Saúde Pública e ainda contamos com especializações na área da Medicina, Enfermagem e Saúde que podem ser do seu interesse. 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais:  

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | Tik Tok

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.