Gestão do Stress e Prevenção do Burnout

voltar atrás

Gestão do Stress e Prevenção do Burnout

No Best-Seller o Monge Urbano o autor Pedram Shojai diz: ¨O nosso mundo é um lugar extenuante. Trabalho e família representam compromissos diários, e voltar a atenção para a saúde, os relacionamentos e o sentido da vida é uma luta constante”. Viver no presente mundo sem qualquer manifestação de stress é uma proeza (quase) impossível sendo que este é um fenómeno que abrange todo o ser humano. Torna-se imprescindível estarmos atentos ao fenómeno de normalidade que o stress assume na sociedade moderna. Vamo-nos acostumando a um estilo de vida stressante, sempre num “corre-corre”, por vezes, sem nos apercebermos do quanto isso nos está a afetar.

O que é o Stress?

 

O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que perturba o nosso equilíbrio.

 

Inicialmente, o stress pode ser positivo, contudo para além de um certo nível, este deixa de ser proveitoso e começa a prejudicar gravemente a saúde, a alterar o humor, a produtividade, os relacionamentos e a qualidade de vida, em geral.

 

O stress tem significados diferentes para diferentes pessoas, uma vez que aquilo que provoca stress a um indivíduo pode passar completamente despercebido a outro.

 

Quando sujeito a períodos mais longos, o stress pode tornar-se crónico ou atingir uma situação limite, conhecida como burnout. 

 

 

Causas do Stress

 

Identificar as causas do stress é uma importante forma de nos prepararmos melhor para o combater. As situações e pressões indutoras de stress são conhecidas como stressores. 

 

Existem muitas causas de stress, incluindo dificuldades pessoais (por exemplo, conflito com familiares, estar sozinho, falta de dinheiro, preocupações com o futuro), problemas no trabalho (por exemplo, conflito com colegas, um emprego extremamente exigente ou inseguro) ou grandes ameaças na sua comunidade (por exemplo, violência, doença, falta de emprego).

 

O stress também pode ser gerado por nós próprios, por exemplo, quando nos preocupamos excessivamente com algo que pode ou não vir a acontecer e quando temos pensamentos pessimistas sobre a vida.

 

De forma a gerirmos melhor o nosso nível de stress, devemos saber reconhecer os seus sinais e sintomas e, consequentemente, tomar medidas para minimizar os seus efeitos.

 

 

Estratégias para Gerir o Stress

 

As estratégias que podem facilitar a gestão do stress são várias e prendem-se sempre com as caraterísticas individuais e os potenciais stressores para aquela pessoa em particular. 

 

Antes de mais, obter algum autoconhecimento vai ajudar-nos a perceber os nossos pontos fortes e aqueles em que nos sentimos mais vulneráveis e assim ganhar competências que nos permitam responder melhor às situações de stress e aos seus efeitos.

 

 

O que é o Burnout ou Esgotamento?

 

O Burnout é um estado de exaustão emocional, mental e muitas vezes física causado por stress prolongado ou repetido. Embora seja mais frequentemente causado por problemas no trabalho, também pode aparecer em outras áreas da vida.

 

 

Como lidar com o Burnout?

 

O aconselhamento psicológico pode ser importante para identificar a causa do Stress e encontrar estratégias para o gerir.

 

De modo a evitar esta situação limite (burnout), devemos saber identificar as causas e adotar uma atitude antistress, promovendo uma vida mais saudável. 

 

 

Se agirmos atempadamente podemos controlar a nossa vida, gerindo o stress e os seus efeitos no organismo. Se, por outro lado, deixarmos evoluir o problema podemos aí sim, enfrentar uma situação complicada, onde é indispensável a ajuda dos profissionais de saúde.

 

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre Gestão do Stress e Prevenção do Burnout? Descubra o nosso Curso em Gestão do Stress e Prevenção do Burnout com a docente Edite Correia.

 

 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Ansiedade Patológica e Ansiedade Normal - Como diferenciar?

Procura Formação relacionada? Conheça a Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais

 

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

 

Artigo da autoria de:
Edite Correia

Licenciatura em Psicologia (1978-1982) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Lisboa. De janeiro de 1980 até agosto de 2011, exerceu a sua atividade profissional na Área de Recursos Humanos numa empresa da Indústria Seguradora, sendo Diretora de Recursos Humanos desde 1998. De 1990 a 2000, foi Professora Convidada no I.S.L.A – Instituto Superior de Línguas e Administração, sendo Docente de várias unidades curriculares na área da Psicossociologia das Organizações, Gestão de Recursos Humanos e Técnicas de Comunicação e Negociação. Desde 1986 que desenvolve a sua atividade como formadora em diversas áreas, nomeadamente Gestão de Recursos Humanos, Atendimento ao Público, Área Comportamental, Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Gestão de Equipas, sendo certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, bem como, pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.