LEGO Serious Play: O poder de transformar empresas

voltar atrás

LEGO Serious Play: O poder de transformar empresas através da brincadeira

A LEGO SERIOUS PLAY está baseada num conjunto de crenças fundamentais sobre a liderança e as organizações.

Num mundo de negócios em constante mudança e evolução, torna-se fundamental encontrar métodos inovadores para resolução de problemas, estratégias e formação de equipas. Uma das abordagens que tem ganhado destaque nos últimos anos é a metodologia LEGO Serious Play (LSP), que recorre à utilização de blocos LEGO para facilitar o pensamento, a comunicação e a resolução de problemas dentro de um ambiente empresarial. Mas como é que um brinquedo infantil pode ser uma ferramenta poderosa no mundo dos negócios?

 

 

O que é LEGO Serious Play?

 

LEGO Serious Play é uma metodologia de facilitação estratégica e de formação de equipas baseada em pesquisa que usa peças LEGO como ferramenta primária. Desenvolvida no final dos anos 90 por dois professores da IMD Business School, Johan Roos e Bart Victor, em colaboração com o Grupo LEGO, a metodologia tem como objetivo melhorar a criatividade, a comunicação e a colaboração em grupos de trabalho.

 

Desde a resolução de problemas ao incentivo à criatividade, inovação e comunicação, são várias as áreas em que LEGO SERIOUS PLAY poderá intervir, para obter a melhor performance dos colaboradores numa organização, através do conceito de “conhecimento das mãos”- hand storming – em que a procura do desenvolvimento humano está intimamente ligado ao papel facilitador do líder no construto do espírito colaborativo, na inteligência coletiva e no engagement dos colaboradores.

 

 

Como funciona?

 

O trabalho em equipa pode, muitas vezes, tornar-se cansativo e até mesmo difícil. Para que isso não ocorra, dinâmicas como Lego Serious Play são fundamentais para mudar as práticas de trabalho. Mas então, como funciona?

 

Esta é uma metodologia que apresenta 4 fases:

 

Desafio - Um facilitador apresenta um problema ou pergunta à equipa.

 

Construção - Cada participante constrói a sua própria representação tridimensional do problema ou conceito usando blocos LEGO.

 

Compartilhamento - Os membros da equipa apresentam as suas criações uns aos outros, explicando o significado por trás de cada elemento.

 

Reflexão - O grupo discute coletivamente, pondera diferentes perspetivas e, idealmente, chega a uma solução ou plano de ação.

 

 

Confira os benefícios do LEGO Serious Play

 

Como toda a tecnologia, há vários benefícios que a metodologia fornece à empresa e à gestão de equipas. É através dela que o relacionamento entre as pessoas, pode melhorar e se aprofundar.

 

Comunicação melhorada: A metodologia ajuda as pessoas a expressarem as suas ideias de maneira mais clara e abrangente.

 

Formação de equipas mais eficientes e comunicativas: Aumenta o entendimento mútuo e melhora a colaboração e comunicação entre membros da equipa.

 

Resolução de problemas: Facilita a identificação e a análise de problemas, bem como a apresentação de soluções criativas.

 

 

Casos de Sucesso

 

Empresas como a Google, a NASA e a Samsung têm implementado a metodologia LEGO Serious Play nas suas sessões de estratégia e formação, obtendo resultados notáveis em termos de engajamento dos colaboradores e inovação.

 

LEGO Serious Play é muito mais do que um simples jogo; é uma metodologia robusta que facilita a comunicação, a colaboração e a resolução de problemas num ambiente empresarial. Ao transformar a complexidade e os desafios empresariais em algo tangível e manipulável, a LSP permite que as equipas explorem novas possibilidades e encontrem soluções inovadoras para os desafios do mundo real.

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre esta metodologia? Descubra o nosso Curso de LEGO SERIOUS PLAY: Práticas para uma liderança eficaz, com a Professora Lurdes Viana.

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.