Power BI – Como funciona?

voltar atrás

Power BI – Como funciona?

O Power BI, tem vindo a transformar as relações entre gestores, profissionais de TI e os dados gerados por pelas empresas. Todavia, nem sempre está claro para os gestores a forma mais adequada de implementar Business Intelligence na empresa. Por isso, é essencial falar sobre a importância do Power BI.

Diariamente passamos por situações em que precisamos de alguns relatórios e dashboards e não conseguimos encontrar. Dessa forma, acabamos por perder muito tempo à procura e temos dificuldade de entender com clareza os dados, ou procuramos as informações em diversas folhas para conseguir criar algum relatório em Excel.

 

Para obter dados reais de uma empresa, é preciso conhecer as suas métricas e os seus indicadores. As métricas são as informações sobre o negócio e os indicadores são os resultados de alguma ação tomada a partir das métricas. Com o Power BI, é possível ter uma visão geral das métricas da sua empresa, o que facilitará na hora da tomada de decisões.

 

 

O que é o Power BI?

 

O Power BI é uma ferramenta que possibilita transformar os dados de uma empresa em algo mais visual e interativo e que contém recursos de business intelligence para criar relatórios e dashboards.

 

Com uma interface intuitiva, facilita a visualização de informações relevantes. Todo esse serviço poupa horas e dias de trabalho que seriam feitos manualmente. O Power Business Intelligence emite ainda relatórios e documentos organizados com dados esclarecidos para fácil interpretação, o que contribui para uma gestão empresarial muito mais eficaz.

 

Por ser um serviço na nuvem, é possível ter acesso ao sistema e às suas informações de forma prática em qualquer lugar com acesso à internet.

 

 

Power BI e as suas partes

 

De acordo com a Miscrosoft, o Power BI é constituído por diversos elementos que funcionam e se interligam entre si em três plataformas:

 

  • Power BI Desktop: uma aplicação para computadores com Windows;
  • Serviço Power BI - serviço SaaS (Software como Serviço) online;
  • Nas aplicações móveis do Power BI para dispositivos Windows, iOS e Android.

 

“Estes três elementos - Power BI Desktop, o serviço e as aplicações móveis - são projetados para permitir que você crie, partilhe e consuma insights de negócios na forma que o serve e ao seu papel de forma mais eficaz”, refere a empresa.

 

 

Vantagens do Power BI

 

O Power Business Intelligence possui uma grande versatilidade de gestão de dados. Este permite ter acesso a métricas e indicadores importantes para a gestão de informações sobre os resultados da empresa, das vendas, da produção e outras áreas.

 

Além das facilidades proporcionadas no dia a dia, o Power BI tem outras vantagens:

 

Fácil implantação

Pode ser instalado nas empresas com pouca ou nenhuma ajuda de profissionais de TI.

 

Acessibilidade

Compatível com diferentes dispositivos móveis e sistemas operacionais (Windows, iOS e Android), a acessibilidade e navegação do Power BI são totalmente adaptáveis.

 

Perspectiva 360º da organização

A plataforma é capaz de atuar nas mais diversas áreas comerciais desde o financeiro, vendas, marketing, recursos humanos, adaptando-se de acordo com as suas especificidades.

 

Informações em tempo real

As monitorizações dos dados analisados pelo Power BI são realizadas em tempo real. Desta forma, ainda que as informações sejam constantemente mutáveis, os dados são atualizados junto às suas alterações.

 

Melhor custo-benefício

O Power BI apresenta pacotes com valores compatíveis a quantidade de funcionalidades oferecidas.

 

 

O modo de utilização do Power BI poderá depender da sua função num projeto ou numa equipa. É possível que cada pessoa utilize o Power BI de forma diferente, consoante a respetiva função numa empresa.

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre esta plataforma? Descubra o nosso Curso Prático em Power BI.

 

Gostou deste Artigo? Veja mais no nosso blog que conta com mais de 50 artigos sobre diversas temáticas.

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:

Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok | Twitter

Artigo da autoria de:
Luísa Azevedo

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.