Zumbido no ouvido: Estratégias e esperança para os

voltar atrás

Zumbido no ouvido: Estratégias e esperança para os pacientes

Zumbido, uma condição frequentemente descrita como um sino constante, zumbido ou outro tipo de ruído sem fonte externa, é uma experiência comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Para alguns, é apenas um incómodo leve; para outros, pode ser debilitante, afetando significativamente a qualidade de vida.

O zumbido pode ser o sintoma de uma variedade de condições subjacentes. Entre as mais comuns estão a perda auditiva relacionada à idade, a exposição a ruídos altos, a obstrução por cera de ouvido, alterações nos ossículos do ouvido, doenças do coração e dos vasos sanguíneos, distúrbios neurológicos e efeitos colaterais de medicações. O diagnóstico é tipicamente um processo de eliminação conduzido por um especialista em saúde auditiva, como um otorrinolaringologista ou um audiologista, que pode incluir exames de audição, avaliações médicas e, por vezes, imagens diagnósticas.

 

 

Gestão do Zumbido

 

Uma vez diagnosticado, a gestão do zumbido torna-se a principal preocupação. Aqui estão algumas estratégias que os pacientes encontram alívio:

 

Terapias de som: Utilizar ruído branco ou sons da natureza pode mascarar o zumbido, tornando-o menos percetível.

 

Técnicas de relaxamento: Stress e ansiedade podem agravar o zumbido. Técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e biofeedback, podem ajudar a reduzir a perceção do zumbido.

 

Aparelhos auditivos: Se o zumbido está associado à perda de audição, aparelhos auditivos podem melhorar a audição e ao mesmo tempo mascarar o zumbido.

 

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): Esta forma de terapia pode ajudar os pacientes a alterar a sua reação emocional ao zumbido, reduzindo o impacto na vida diária.

 

Medicação: Embora não haja medicamentos específicos para o tratamento do zumbido, medicamentos para condições relacionadas, como ansiedade ou depressão, podem ajudar a aliviar os sintomas.

 

 

Tratamentos emergentes

 

A pesquisa contínua no campo da audiologia tem dado esperança de novos tratamentos. Terapias de estimulação magnética transcraniana, por exemplo, têm mostrado promessa em estudos preliminares. Outra área de investigação é o uso de terapias de som personalizadas, que são ajustadas para a frequência específica do zumbido do paciente.

 

O zumbido é uma condição complexa com uma vasta gama de causas e efeitos sobre os indivíduos. No entanto, a compreensão crescente da condição tem levado a melhorias significativas na formação para a gestão do zumbido. Embora atualmente não exista uma cura definitiva, uma combinação de tratamentos personalizados oferece muitos pacientes a possibilidade de uma vida mais confortável e controlável. Encorajamos aqueles que sofrem com o zumbido a procurar apoio médico e a explorar as várias opções de tratamento com um profissional de saúde. Com a abordagem certa, o som do silêncio pode se tornar uma realidade novamente.

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre esta temática? Descubra o Curso em Avaliação e Intervenção do Paciente com Zumbido no Ouvido, com a Professora Doutora Flávia Suzuki.

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.