10 curiosidades sobre a Psicologia

voltar atrás

10 curiosidades sobre a Psicologia

Descubra as 10 curiosidades sobre a Psicologia

A Psicologia:

 

Existe o mito de que tudo o que a psicologia aborda parte apenas do bom senso, contudo a psicologia vai muito além disso. Com uma base de conhecimento extensa, a psicologia estuda o desenvolvimento humano; o comportamento social; a cognição; a personalidade, entre outros aspetos determinantes.

 

Confira estas 10 curiosidades sobre a Psicologia:

 

  1. A psicologia surgiu da biologia e da filosofia e está intimamente ligada a outras disciplinas, incluindo sociologia, medicina, linguística e antropologia.
     

  2. Os psicólogos adotam várias perspetivas para analisarem um problema ou tipo de comportamento. As principais são: perspetiva biológica; cognitiva; comportamental; evolucionária e humanística.
     

  3. O tipo de psicólogo de que necessita pode depender do tipo de problema que tem. Dentro da psicologia existem vários subcampos como a psicologia clínica; psicologia da personalidade; psicologia cognitiva; psicologia do desenvolvimento e psicologia social.
     

  4. A psicologia é mais do que saúde mental. A terapia está em grande parte da psicologia, mas não é a única coisa que os psicólogos fazem. Muitos psicólogos trabalham no ensino; no desporto (área da motivação); na pesquisa e investigação; na publicidade (marketing de influência) e consultoria.
     

  5. A psicologia é a base da mudança comportamental. Se estiver a tentar seguir um plano de perda de peso ou regime de exercícios.; superar uma fobia; controlar o stress; melhorar a forma como comunica em público; são apenas alguns exemplos em que a psicologia pode ajudar.
     

  6. Se está a pensar em formar-se em psicologia, existem muitos caminhos profissionais para escolher. Algumas opções de carreira possíveis incluem a psicologia clínica, psicologia forense, psicologia da saúde e psicologia organizacional-industrial.
     

  7. Um ramo mais recente da psicologia é a psicologia dos media, que estuda o comportamento humano em relação aos media. Esse campo de estudo começou na década de 1950, quando os investigadores começaram a preocupar-se com o impacto da televisão nas crianças.
     

  8. Freud não é o pai da psicologia. Freud era um psiquiatra e é o fundador da psicanálise. É o alemão Wilhelm Wundt que é reconhecido como o pai da psicologia moderna.
     

  9. Entre todos os distúrbios psicológicos, a anorexia detém a maior taxa de mortalidade de 5% a 20%.
     

  10. Os psicólogos já conseguiram identificaram mais de 400 fobias. Alguns determinaram que certas fobias são o resultado de experiências dos nossos antepassados que passaram através do DNA.

 

Estar em contacto com a psicologia é alcançar uma perceção mais diversificada da ligação entre o complexo da mente e as nossas decisões.

 

Se está à procura de formação em Psicologia, consulte a nossa oferta formativa na área da Psicologia com acreditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses.  

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.