Intervenção Psicopedagógica no Contexto Educativo

voltar atrás

Intervenção Psicopedagógica no Contexto Educativo

A elevada incidência de perturbações do desenvolvimento, do comportamento e da aprendizagem que se verifica na população infantil requer uma intervenção especifica e adequada às necessidades de cada criança.

 

Estima-se que a incidência das perturbações do desenvolvimento e do comportamento nas crianças varie entre 15 a 18% da população infantil. Já a prevalência de perturbações da aprendizagem pode variar entre 2 a 10% da população escolar.

 

 

O que são perturbações da aprendizagem e do comportamento?

 

 

A aprendizagem é caracterizada pela combinação de diferentes aptidões tais como, as capacidades visuais e auditivas, a atenção, a memória e a capacidade de solucionar problemas. Determinados fatores neurológicos comprometem a capacidade de adquirir estas competências e prejudicam o processo de aprendizagem, verificando-se dificuldades através da escrita, da leitura e/ou do cálculo. As Perturbações da Aprendizagem consistem precisamente na complexidade em desenvolver estas capacidades e podem variar consoante a dificuldade apresentada pela criança:

 

  • Perturbação de Aprendizagem Especifica na Leitura (Dislexia)
  • Perturbação de Aprendizagem Especifica na Escrita (Disortografia e Disgrafia)
  • Perturbação de Aprendizagem Específica no Cálculo (Discalculia)

 

Por sua vez, as Perturbações Comportamentais variam mediante os sintomas que a criança manifesta e podem ser definidas como as dificuldades comportamentais e emocionais que estas apresentam. Segundo a American Psychological Association, as Perturbações do Comportamento caracterizam-se por um padrão comportamental persistente e repetitivo no qual são violados direitos básicos de terceiros ou importantes regras e condutas sociais próprias da idade do individuo. Estas têm um impacto significativo no desenvolvimento e comportamento da criança bem como nos contextos familiares, sociais e escolares em que esta se insere.

 

 

Intervenção Psicopedagógica

 

 

Somos muitas vezes interpelados por profissionais da educação que, na sua prática quotidiana, se sentem “desamparados” por não saberem o que fazer para potenciar a aprendizagem de alunos com certo tipo de necessidades educativas. Percebe-se que as abordagens que utilizam, numa base tentativa-erro, não têm a eficiência desejada e que, apesar do empenho colocado no que fazem, os resultados não são muito satisfatórios.

 

Muitos alunos que frequentam o ensino básico e secundário, apesar das capacidades cognitivas que possuem, revelam dificuldades de aprendizagem e não progridem adequadamente nos conteúdos que a escola lhes oferece. Havendo perturbações do desenvolvimento e ou da aprendizagem, gerais ou específicas, ou alterações no domínio comportamental, necessitam de um envolvimento educativo adequado, isto é, as estratégias, as atividades e os recursos dirigidos às suas necessidades e caraterísticas terão de ser diferenciados. O que implica que os profissionais possuam conhecimentos teóricos e teórico-práticos sobre o que os caracteriza especificamente, sobre como proceder à avaliação compreensiva dos alunos, bem como dos seus contextos educativos e como intervir no sentido de levar os alunos a ultrapassarem as suas dificuldades e obter resultados satisfatórios na comunicação, participação e aprendizagem.

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre a Intervenção Psicopedagógica no Contexto Educativo? Descubra a nossa Especialização Avançada em Intervenção Psicopedagógica no Contexto Educativo com a Coordenação Cientifica da Prof. Dra. Helena Serra e ainda o Webinar “Educação Inclusiva, Realidade ou Utopia?” com as oradoras Prof. Ana Serra Fernandes e Prof. Helena Serra.

 

Com a formação obtida nesta Especialização Avançada, os profissionais obterão conhecimentos especializados para poder intervir de forma diferenciada.

 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Educação inclusiva: Ensino de qualidade para todos e para cada um

Procura Formação relacionada? Conheça a Especialização Avançada em Educação Inclusiva

 

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

 

Artigo da autoria de:

Helena Serra

Condecorada com o título de Comendadora, em 10 de junho de 2005, com a Ordem de Instrução Pública. Professora Coordenadora jubilada da ESEPF, mantendo o vínculo à mesma como docente contratada com horário parcial. Possui o grau de Doutor pela Universidade do Minho, em Estudos da Criança. No World Council for Gifted and Talented Children, obteve especialização em Sobredotação. Tirou o curso do Magistério Primário na ESE de Coimbra e o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Tirou o curso de Especialização e de Pós-Graduação em Educação Especial, no Instituto António Aurélio da Costa Ferreira e obteve o diploma de Estudos Superiores Especializados, em Educação Especial, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Exerceu funções docentes durante 51 anos, tanto no ensino especial como regular, tendo lecionado no Ensino Básico e no Ensino Secundário - Escolas Secundárias Filipa de Vilhena e Oliveira Martins, no Porto - como docente do 7.º Grupo. Lecionou no ensino superior-Universidade do Minho, como docente convidada, e na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, como Professora Coordenadora. Nesta instituição exerceu funções de Presidente do Conselho Técnico Científico, foi Diretora do Centro de Investigação Paula Frassinetti, foi Coordenadora do Departamento de Educação Especial, foi Diretora e Professora do curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial e Coordenadora e ou Professora de vários Cursos de Pós-Graduação e de Mestrado. Exerce funções de Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas (APCS) e foi Presidente da Direção da mesma durante uma década. É Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Dislexia (DISLEX).

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.