Psicologia analítica: os 5 pensamentos inspiradores

voltar atrás

Psicologia analítica: os 5 pensamentos inspiradores

Conheça os 5 pensamentos inspiradores para compreender a Psicologia Analítica

A Psicologia Analítica pretende explorar a importância da psique individual e a sua busca pela totalidade. Os estudos de  Carl Jung, psiquiatra suiço e reponsável por criar e desenvolver a psicologia a Psicologia Analitica, acabaram por despertar a atenção de Sigmund Freud, fundador da Psicanálise, tendo vários conceitos desenvolvidos pelos dois apresentado semelhanças.

 

Podemos proferir que a psicologia analítica jungiana, aborda de forma prática, a psicoterapia sob o viés da teoria de Carl Jung, um trabalho denso e essencial para a compreensão da mente humana.

O diferencial é dado pelo foco no papel das experiencias simbólicas na vida humana, adotando uma abordagem prospetiva para as questões apresentadas na terapia.

Os 5 pensamentos mais observados pela Psicologia Analítica:

 

1. Ninguém é totalmente introvertido ou extrovertido
A personalidade e o comportamento que compõem as singularidades de cada pessoa são resultado da maneira única como cada um opta por utilizar as suas capacidades mentais. Jung afirma que existem duas “atitudes” opostas, conhecidas como extroversão e introversão: cada indivíduo parece dividir a sua energia entre o mundo externo e o interno, em diferentes escalas. O introvertido sente-se mais confortável com os próprios pensamentos e sentimentos enquanto o extrovertido se sente “em casa” quando lida com outras pessoas e objetos.

 

2. Todos temos quatro funções cognitivas principais
Jung mostrou que todos nós pensamos, sentimos e vivemos o mundo de maneiras distintas. Ele identificou quatro funções psicológicas fundamentais: a sensação, o pensamento, o sentimento e a intuição, sendo que uma será sempre mais dominante em cada pessoa, a designada função superior.

 

3. O ego é o centro da consciência humana
Devemos entender o ego como o centro da consciência. Este fornece orientação às nossas “vidas conscientes” e tenta convencer-nos de que devemos sempre planear e analisar as nossas experiências conscientemente. O ego surge do inconsciente e reúne várias memórias e experiências, desenvolvendo assim a verdadeira divisão entre o inconsciente e consciente.

 

4. Todo indivíduo assume uma “máscara” sobre o inconsciente coletivo
A persona é a aparência que apresentamos ao mundo, o personagem que assumimos perante a sociedade, incluindo os nossos papéis sociais, as roupas que vestimos e a maneira como comunicamos. Todos os indivíduos passam por essa adaptação, que tem aspectos negativos e positivos. A persona pode ser crucial para o desenvolvimento da personalidade, quando o ego passa a identificar-se com o papel que desempenhamos.

 

5. “Mesmo uma vida feliz não pode existir sem um pouco de escuridão”
Numa entrevista, Jung observou que a palavra felicidade perderia o seu significado se não fosse equilibrada por um pouco de tristeza. “É compreensível que busquemos a felicidade e evitemos os momentos de pouca sorte”, explica o autor. “Mesmo assim, a razão nos ensina que essa atitude não é razoável e o melhor seria encarar as coisas conforme elas surgem, com paciência e tranquilidade”.

Estes são alguns dos pensamentos mais importantes do trabalho de Carl Jung. Gostava de desenvolver mais conhecimentos sobre Psicologia Analítica? Aproveite para conhecer a Especialização Avançada em Psicologia Analítica, com coordenação Prof Dr. Alexandre Campos e Prof Dr. Luís Filipe Saraiva.

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.