O COPM e a Sua Relevância no Contexto da Terapia

voltar atrás

O COPM e a Sua Relevância no Contexto da Terapia Ocupacional em Portugal

A Medida Canadiana de Desempenho e Envolvimento Ocupacional (Canadian Occupational Performance Measure - COPM) é um instrumento individualizado centrado no cliente, utilizado por terapeutas ocupacionais para capturar informações sobre as dificuldades do cliente em realizar atividades diárias que considera importantes. O COPM foi desenvolvido no Canadá e é utilizado internacionalmente, adaptado à cultura e língua local, inclusive no contexto português.

A aplicação do COPM em contextos de terapia ocupacional permite aos profissionais uma abordagem estruturada e centrada no utente, facilitando a identificação de problemas de desempenho ocupacional. Em Portugal, como noutros países, o COPM é adotado para alinhar a intervenção terapêutica com as prioridades do utente, garantindo que os cuidados prestados são pertinentes e significativos.

 

 

Fundamentos do COPM

 

O COPM é baseado na modelagem do processo de terapia ocupacional, centrado no utente e na sua participação. Este processo envolve a identificação das atividades diárias que o utente quer, precisa ou é esperado realizar, mas encontra dificuldades devido a uma barreira física, psicológica ou ambiental.

 

 

Estrutura da Avaliação

 

A avaliação com o COPM é realizada em cinco etapas:

 

  • Identificação dos Problemas: O utente é encorajado a refletir sobre as atividades que tem dificuldade em realizar.
     
  • Priorização: O utente prioriza essas atividades em termos de importância para si.
     
  • Avaliação de Desempenho: Utilizando uma escala de 1 a 10, o utente classifica o seu desempenho atual nessas atividades.
     
  • Avaliação de Satisfação: O utente também classifica a sua satisfação com o desempenho atual nessas atividades.
     
  • Reavaliação: O COPM é projetado para ser reutilizado ao longo do tempo, permitindo que o utente e o terapeuta ocupacional avaliem o progresso e ajustem os planos de intervenção conforme necessário.

 

 

Aplicabilidade na Prática Clínica

 

Em Portugal, a utilização do COPM ajuda na criação de programas de intervenção que são culturalmente relevantes e personalizados às necessidades individuais. A flexibilidade do COPM permite a sua aplicação em diversos contextos, desde pediatria até geriatria, incluindo utentes com condições neurológicas, musculoesqueléticas, psiquiátricas, entre outras.

 

 

Benefícios do COPM

 

O COPM encoraja uma relação de parceria entre o terapeuta e o utente, onde a comunicação aberta e o respeito mútuo são fundamentais. Os utentes tendem a se sentir mais envolvidos e motivados quando suas próprias prioridades são o foco da terapia. Além disso, a medida fornece um meio objetivo de medir resultados e eficácia da terapia ocupacional.

 

 

Conclusão 

 

A Medida Canadense de Desempenho e Envolvimento Ocupacional é uma ferramenta vital no arsenal do terapeuta ocupacional em Portugal. Ela assegura que a voz do utente é ouvida e colocada no centro do processo terapêutico, promovendo resultados que são tanto quantificáveis quanto qualitativamente alinhados com as metas e valores do utente. Com a aplicação do COPM, terapeutas ocupacionais em Portugal podem continuar a prestar cuidados centrados no utente, evidenciando a eficácia e a relevância da terapia ocupacional na promoção da saúde e bem-estar.

O COPM representa, assim, não só uma ferramenta de avaliação, mas também um filosofia de prática que reforça a importância do envolvimento ativo do utente na terapia ocupacional, facilitando uma prática verdadeiramente colaborativa e centrada no utente.

 

 

 

 

Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre ? Descubra o Curso em Avaliação em Terapia Ocupacional: Aplicação da Medida Canadiana de Desempenho e Envolvimento Ocupacional com a Professora Ana Costa

 

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: Programas Terapêuticos em Terapia Ocupacional: Orientações para Utentes e Famílias
 

Procura Formação relacionada? Conheça o Curso em Programas Terapêuticos para Utentes e Famílias

 

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.