Intervenção com Imigrantes e Refugiados

voltar atrás

Intervenção com Imigrantes e Refugiados: contextos e respostas

Intervenção com Imigrantes e Refugiados: contextos e respostas no Instituto CRIAP.
30 
MAI 
2022
18:00h
Valor

10.00€

O fenómeno dos fluxos migratórios, exige das sociedades contemporâneas maior responsabilidade e respeito pelas diferenças étnicas e culturais, primando por espaços democráticos que atendam às demandas impostas pela multiculturalidade. 

 

Em 2015, a Comissão Europeia respondeu ao desafio com a adoção da Agenda Europeia para as Migrações. Um elemento estruturante desta Agenda consistiu na definição de um mecanismo de recolocação intraeuropeu, que permitisse a transferência de requerentes de proteção internacional dos países sob maior pressão de fluxos migratórios, Grécia e Itália, para outros Estados-membros da União Europeia. Ao abrigo deste mecanismo, Portugal assumiu o compromisso de acolher 2951 requerentes.

 

Esta talk vai abordar o processo de acolhimento e integração dos imigrantes, a sua integração e o apoio aos refugiados. Como oradores convidados, estarão presentes O Dr. Alexandre Teixeira, a Dr.ª Rita Afonso, a Dr.ª Leonor Oliveira e a Dr.ª Paula Ferreira.

 

 

Imigrantes e refugiados em Portugal

 

Desde 2015, que Portugal tem renovado e aumentado os seus compromissos com a proteção internacional. Por um lado, por via da recolocação entre Estados-membros, designadamente em solidariedade com Itália e Malta, que recebem muitos dos migrantes resgatados por barcos humanitários, ou através do Acordo Bilateral com a Grécia. Por outro, também pelo seu compromisso com a reinstalação de refugiados já Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento com estatuto reconhecido em países terceiros, como a Turquia, o Egito ou a Jordânia. 

 

Desta forma, é essencial aprofundar o nosso conhecimento sobre os processos de acolhimento no domínio da proteção internacional, para que as políticas públicas possam responder mais e melhor nesta matéria.

 

 

 

Programa

 

Visão do processo de acolhimento – respostas de 1ª linhas - Dr. Alexandre Teixeira

  • As respostas de 1ª linha, como porta de entrada para a regularização no País
  • A importância das respostas de 1ª linha, para uma relação de confiança entre migrantes e o Estado
  • Desafios das respostas de 1ª linha com migrantes em situação irregular;

 

Acolhimento e integração dos imigrantes - Dr.ª Rita Afonso

  • Imigrantes - conceito
  • Constrangimentos à integração
  • Facilitadores da integração;


Regularização dos imigrantes - Dr.ª Leonor Oliveira

  • Chegar a Portugal: um caminho a percorrer
  • Trabalho;  (MI) - 88.º 89.º
  • Familiar Cidadão da UE
  • Estudo;


Apoio e integração de refugiados - Dr.ª Paula Ferreira

  • Migrações forçadas
  • Proteção Internacional
  • Mecanismos de integração de refugiados em Portugal;

 

 

Data: 30 de maio de 2022

 

Hora: 18h00 - 19h30

 

Duração: 1:30h

 

Formato: Plataforma Zoom

 

 

Oradores

Alexandre Teixeira, Docente no instituto CRIAP
José Teixeira
Rita Santos
Leonor Oliveira
Paula Ferreira

Perguntas Frequentes

A inscrição no evento tem algum custo?

Sim, a inscrição tem um custo de 10 euros, com certificado incluído e acesso à gravação.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

A Talk "Intervenção com Imigrantes e Refugiados: contextos e respostas" vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, todos os participantes inscritos têm acesso à gravação da sessão, que é enviada por e-mail num período máximo de 3 dias úteis.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, todos os participantes inscritos têm direito ao certificado de participação no evento.

O certificado não tem custo adicional, estando já incluído no valor da inscrição. O certificado é enviado digitalmente através de e-mail mas, se assim pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP. 

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT. Assim, ao fazer esta adição ao seu currículo e LinkedIn sabe que está a valorizar-se com uma certificação reconhecida pelo mercado, ganhando destaque junto dos colegas de profissão, clientes e parceiros.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.