Dislexia - uma perturbação de aprendizagem da linguagem

voltar atrás

Dislexia - Uma Perturbação de Aprendizagem da Linguagem

Webinar Dislexia - Uma Perturbação de Aprendizagem da Linguagem
13 
JUN 
2024
18:00h
Local

Sala Virtual

Valor
Gratuito

Este Webinar conta com a presença da oradora Doutora Ana Paula Simões do Vale, professora de Psicologia da Linguagem e de Perturbações do Desenvolvimento Neurocognitivo nos cursos de Psicologia da UTAD. Foi diretora da Licenciatura e dos Mestrados de Psicologia na UTAD, tendo sido responsável pela reestruturação dos atuais planos curriculares dos cursos de Psicologia da UTAD. Realiza investigação na área da linguagem, da leitura/escrita e da dislexia, assim como em perturbações do desenvolvimento associadas, tendo sido Investigadora Principal, e membro de equipas, de projetos financiados pela FCT. É consultora em projetos internacionais na área do desenvolvimento da linguagem, da leitura e da dislexia. É coordenadora científica da Unidade de Dislexia, unidade de investigação e de extensão universitária que criou na UTAD. Faz parte da Comissão Científica e da Equipa de Peritos do Projeto “LER – Leitura e Escrita: Recursos” comissionado pela parceria PNL (ministério da Educação) – EDULOG e faz parte da Equipa Internacional do Projeto MABEL – “Multilanguage Assessment Battery of Early Literacy” integrado na rede internacional COST – Strengthening Europeans’ capabilities by establishing the European Literacy Network (ELN). Obteve em 2011 o prémio Seeds of Science, Ciência Hoje, pela investigação em Dislexia. Em 2013 obteve, como membro da equipa, o 9.o Prémio CEGOC pela criação da “Bateria de Avaliação da Leitura” e m 2016 o “Diploma de Mérito – Responsabilidade Social” atribuído pela UTAD à Unidade de Dislexia.

 

 

Enquadramento:

 

A dislexia é uma dificuldade em aprender a ler e escrever palavras fluentemente, que resulta de um défice no processamento da linguagem. Assim, quer o processo de diagnóstico, quer a intervenção, dependem de uma compreensão sólida sobre os mecanismos cognitivo-linguísticos envolvidos na aprendizagem da leitura/escrita e envolvidos nas dificuldades que ocorrem no quadro da dislexia.  

 

 

 Objetivos

 

  • Compreender que a dislexia ocorre num contínuo de dificuldades com outras perturbações de aprendizagem da linguagem
  • Conhecer dados que caracterizam os desempenhos em linguagem de indivíduos portugueses com dislexia
  • Compreender que o processo de diagnóstico deve ser focado em aspetos específicos da leitura/escrita de palavras e do processamento da linguagem, que se enquadram na psicologia da linguagem
  • Compreender que a intervenção eficaz na dislexia assenta em princípios cognitivo-linguísticos que se enquadram na psicologia da linguagem

 

 

Tópicos:

 

  1. A dislexia enquanto perturbação de aprendizagem da linguagem
  2. Dados de investigação que caracterizam a dislexia em língua portuguesa
  3. Processo e instrumentos de diagnóstico da dislexia em língua portuguesa
  4. Princípios e processos de intervenção eficazes na dislexia

 

 

Data: 13 de junho de 2024

 
Hora: 18h00 - 19h00

 
Duração: 1h

 
Formato: Plataforma Zoom

Oradores

Ana Paula Simões do Vale

Perguntas Frequentes

A participação no evento tem algum custo?

Não, a participação no evento é gratuita, com a possibilidade de solicitar o acesso à gravação e o certificado de participação pelo valor de 10€.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

O Webinar vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, os participantes inscritos que solicitarem acesso à gravação da sessão, receberão o link por e-mail num período máximo de 3 dias úteis, após a realização do evento.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, os participantes inscritos que solicitaram o certificado de participação, receberão por e-mail num período máximo de 3 dias úteis. O certificado é enviado digitalmente, mas se pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP.

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT.

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.