Violência na Intimidade: Como intervir

voltar atrás

Violência na Intimidade: Como intervir

16 
SET 
2022
18:30h
Valor

10.00€

O Webinar irá contar com o orador convidado Dr. Daniel Cotrim. Psicólogo com vasta experiência na área da Violência Doméstica e de Género e pela área da Igualdade. É supervisor técnico da rede nacional de casas abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência. Enquadra a lista de Especialistas na área de Violência de Género e Doméstica da Comissão Nacional para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Tem uma vasta experiência de trabalho com pessoas vítimas de crime em especial mulheres e crianças vítimas de violência doméstica desde 1999. Desenvolve formação na área do atendimento a vítimas de crime, desenvolvimento pessoal e violência doméstica. Tem vários artigos publicados, participação em Conferências Nacionais e Internacionais sobre Violência e colabora com diferentes meios de comunicação.

 

Em Portugal, como na maioria dos países da Europa, a violência doméstica se apresenta com um carácter endémico e transversal na sociedade. Qualquer pessoa pode ser vítima de violência doméstica, independentemente do sexo, da idade, escolaridade, situação profissional e económica, condição social, orientação sexual, religião, o que também é válido para os agressores. Do ponto de vista do género, as vítimas tendem a ser predominantemente do sexo feminino e os agressores, maioritariamente, do sexo masculino. Falar de violência é falar de poder e de controlo.

 

Cerca de 80% das situações são reportadas por mulheres, entre os 25 e os 55 anos de idade. Hoje a duração da relação está em seis anos. Que diferente comparado com a situação de há dez anos. A sensibilização funciona e a formação também. Mas se olharmos para dentro destas relações percebemos quadros de maior violência.

 

Este webinar vai abordar a violência na intimidade, as diferentes formas de esta se manifestar e vai apresentar um conjunto de ferramentas ligadas à cidadania, à igualdade e à liberdade que podem e devem ser trabalhadas, sobretudo, pelas próprias famílias, para intervirem nestes casos.

 

 

Data: 16 de Setembro de 2022


Hora: 18h30 - 19h30


Duração: 1:00h


Formato: Plataforma Zoom

 

 

Oradores

Daniel Cotrim

Perguntas Frequentes

A inscrição no evento tem algum custo?

Sim, a inscrição tem um custo de 10 euros, com certificado incluído e acesso à gravação.

 

Como posso assistir e quando recebo o acesso?

O Webinar “Violência na Intimidade: Como intervir” vai ser realizado em formato online por via da plataforma ZOOM, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Quando faltarem 2 horas para o arranque da sessão, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o endereço de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

Posso participar em direto?

Sim, ao assistir em direto tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.

 

Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?

Sim, todos os participantes inscritos têm acesso à gravação da sessão, que é enviada por e-mail num período máximo de 3 dias úteis.

 

Há certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?

Sim, todos os participantes inscritos têm direito ao certificado de participação no evento.

O certificado não tem custo adicional, estando já incluído no valor da inscrição. O certificado é enviado digitalmente através de e-mail mas, se assim pretender, o participante pode também levantar o certificado físico nas instalações do Instituto CRIAP.

 

Porquê solicitar o certificado de participação?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque não só ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular. Este webinar é um evento de cariz científico e académico, organizado pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT. Assim, ao fazer esta adição ao seu currículo e LinkedIn sabe que está a valorizar-se com uma certificação reconhecida pelo mercado, ganhando destaque junto dos colegas de profissão, clientes e parceiros.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.