Criminologia: O Outro Lado dos Crimes

voltar atrás

Criminologia: O Outro Lado dos Crimes

Explore o universo da Criminologia e Investigação Criminal. Descubra o impacto e todas as áreas de atuação da Criminologia na intervenção e prevenção criminal.

O crime molda constantemente as estruturas sociais e interpessoais e a Criminologia destaca-se como uma bússola que orienta a compreensão sobre o comportamento criminoso e “o outro lado do crime”.
 
A Criminologia não só decifra as causas e consequências dos crimes, como também orienta o caminho para as estratégias mais eficazes de prevenção e justiça.
 
Desde as raízes psicológicas e sociais do crime até as mais modernas abordagens tecnológicas e legais para combatê-lo, descubra mais sobre o universo da Criminologia e Investigação Criminal.
 
 

O que é a Criminologia?

 
Enquanto vertente das Ciências Sociais, a Criminologia estuda diferentes fatores relacionados com a origem de um crime, tais como as motivações, as suas características, a personalidade do individuo que o cometeu, o contexto social da vítima e de que forma pode o crime ser combatido.
 
A Criminologia é considerada uma área interdisciplinar, uma vez que o seu conhecimento resulta da interação de diferentes áreas científicas, como o Direito Penal e Criminal, a Psicologia, a Sociologia, a Biologia, a Antropologia, entre outras. É também considerada uma ciência empírica, dado que se baseia na experiência da observação, nos factos e na prática.
 
 

Importância da Criminologia

 
A Criminologia é fundamental para uma sociedade mais justa e segura. Fornece insights valiosos para uma compreensão abrangente e aprofundada das causas de um crime, o que é crucial para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e legislações mais assertivas.
 
Através da Criminologia, é possível aprimorar o sistema judiciário e penal, criar estratégias de prevenção e controle do crime e promover a educação e a consciencialização pública sobre as questões criminais.
 
Além disso, a Criminologia é vital para a resposta e gestão de crises e para a inovação tecnológica no combate ao crime.
 
 

Ramos e área de atuação da Criminologia

 
A Criminologia explora diversas dimensões e revela um papel crucial em vários ramos e área de atuação, cada um focado em diferentes aspetos do crime.
 
  • Penologia: É uma componente da Criminologia que estuda as punições e o tratamento adequado para as pessoas condenadas por crimes.
     
  • Sociologia do Direito: É definida como o estudo da influência dos fatores sociais sobre o Direito e a incidência do mesmo na sociedade, isto é, analisa a relação entre elementos jurídicos e sociais. 
     
  • Vitimologia: É o estudo da vítima nos seus diferentes contextos: psicológico, social, económico e jurídico.
     
  • Antropologia Criminal: É o ramo que estuda uma possível ligação entre a natureza de um crime ou a predisposição para tal, e as características físicas de um criminoso.
     
  • Psicologia Criminologia: É um ramo da Criminologia que atua lado a lado com o Direito e consiste na análise psicológica e comportamental dos indivíduos acusados de comer um crime.
     
  • Ciência Forense: A ciência forense considera o conjunto de métodos e conhecimentos necessárias à resolução de um crime.
     
  • Criminologia Clínica: Focada no estudo e reabilitação de criminosos.
     
  • Criminologia do Terrorismo: Área da Criminologia mais focada em crimes relacionados com terrorismo.
  
 

Os objetos de estudo da Criminologia

 
Os objetos de estudo da criminologia são variados e abrangem diversos aspetos, nomeadamente:
 

O Crime

 
Enquanto conceito, o crime é o comportamento que viola a lei e que, como tal, é punido com uma pena. No Código de Processo Penal, a lei portuguesa define que o crime é o conjunto de pressupostos de que depende a aplicação ao seu autor de uma pena ou medida de segurança criminais.
Nesta fase, a Criminologia estuda a natureza, causas e os tipos de crime.
 
 

O Criminoso

 
Enquanto objeto de estudo, o criminoso teve, desde a conceção da Criminologia enquanto ciência, diferentes compreensões. Aqui, o criminoso é analisado de um ponto de vista biopsicossocial, isto é, um individuo influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais. No fundo, a Criminologia analisa as características e motivações dos indivíduos que cometem crimes.
 
 

A Vítima

 
Também a vítima foi objeto de diferentes conceptualizações ao longos dos anos. Atualmente esta é considerada um objeto de estudo relevante e com grande influência na compreensão do crime, mas também é investigado o impacto do crime nas vítimas e como elas interagem com o sistema de justiça. O estudo da vítima tem ainda um papel relevante na prevenção.
 
 

Controlo Social

 
A Criminologia explora as formas pelas quais a sociedade e o sistema legal respondem ao crime. É o conjunto de métodos a adotar na contenção do crime. Entre as diversas formas de o fazer, destacam-se duas maneiras de dar resposta à criminalidade. 
 
  • Informal: Trata-se do conjunto de valores e noções que são ensinados e disseminados na sociedade e que reprovam comportamentos desviantes.
     
  • Formal: É o controlo exercido pelo Estado no caso de o contro social informal falhar.
 
 

Sistema Penal

 
A Criminologia examina ainda o funcionamento do sistema de justiça criminal, incluindo policiamento, julgamento e reabilitação.
 
 

O papel da Criminologia na prevenção e intervenção

 
A importância da Criminologia prende-se com facto de esta ser uma área que procura explicar o crime de forma a serem encontrados os meios necessários à sua prevenção.
 
A prevenção passa por implementar direitos básicos em setores como a educação, saúde, trabalho, habitação, entre outros, e direcionar cuidados redobrados a grupos sociais mais vulneráveis nos quais exista uma maior propensão para a existência de problemas de origem criminal.
 
Em casos no quais não existe a possibilidade de prevenção, é possível intervir de forma positiva nos indivíduos acusados de crime. Isto é, após terem sido devidamente punidos, procurar introduzi-los novamente na sociedade evitando que haja criminalidade recorrente.
 
A intervenção passa também, essencialmente, por assistir as vítimas e as famílias prejudicadas por um determinado crime, no sentido de diminuir os transtornos provocados a todos os indivíduos afetados.
 
 

Especialização Avançada em Criminologia, Investigação Criminal e Criminalística

 
Pretende aprofundar os seus conhecimentos sobre Criminologia? Descubra a nossa Especialização Avançada em Criminologia, Investigação Criminal e Criminalística.
 

Com a Coordenação Científica de Gil Carvalho, este curso de Criminologia vai dar-lhe todas as ferramentas e competências necessárias à realização de processos de investigação de factos ilícitos ou não, averiguação do evento e a peritagem forense.

 

A formação em Criminologia, Investigação Criminal e Criminalística é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.

 

Consulte o plano curricular e todas as informações relevantes para a sua inscrição na Especialização Avançada em Criminologia.

 

 

Gostou deste Artigo? Veja mais: À descoberta da Epigenética Forense

Procura Formação relacionada? Conheça a Curso Prático em Entrevista Forense

 

 

Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.